O brasiliense Lairton Miranda, piloto da categoria Super A na Copa Brasil DTM Pick-up, certame com o maior grid do Brasil, pode conquistar a primeira vitória de sua carreira em “casa”, durante a última etapa da temporada 2004, que será realizada no anel externo do Autódromo Nelson Piquet no próximo dia 5 de dezembro, como preliminar da Fórmula Truck.
Miranda, sexto colocado na classificação, com 58 pontos, chegou a receber a bandeira quadriculada 0s014 na frente do conterrâneo Eduardo Garcia durante a penúltima etapa, realizada em Tarumã (RS), mas os comissários puniram Lairton em 20 segundos por terem classificado como uma manobra antidesportiva do piloto o toque entre os dois concorrentes na briga pela liderança. Com a punição, o brasiliense caiu para a décima posição no resultado final da corrida. Se tivesse vencido, sairia do Rio Grande do Sul entre os três primeiros na tabela de classificação. “Meu objetivo desde Tarumã era ficar entre os três primeiros no campeonato. Se tivesse validade a minha vitória já estaria na terceira posição. Agora terei que lutar muito em casa. Se atingir esse objetivo, irei coroar uma temporada que começou sem sorte, mas evoluiu bastante na segunda metade”, declarou o brasiliense.
Como todo piloto, Miranda também sonha em vencer diante de seu público. Porém, para ele, seria mais especial ainda conquistar sua primeira vitória em “casa”, com o Autódromo Nelson Piquet lotado. “É o que todo mundo sonha, ganhar em casa, diante da torcida, dos amigos. Bati na trave três vezes (Brasília em 2003, Goiânia e Tarumã) e ainda tenho esse propósito”, comentou o piloto da categoria Super A. Porém, Miranda alerta sobre as dificuldades que enfrentará no traçado de 2.919 metros. “Existem muitos pilotos em condições de vencer, muitos deles de Brasília. Eu quero estar no meio desse bolo. O negócio será conseguir um bom acerto, pois os treinos são curtos e é preciso uma boa posição na classificação. Será muito competitivo”, finalizou Lairton.
O esquadrão brasiliense na DTM Pick Up ganhou um grande reforço nesta semana, com a confirmação de que Giovanni Machado vai participar da última etapa, na picape que levou o paranaense Thiago Cecco ao título de campeão da categoria A. E aumentou em número, com a estréia do piloto de Turismo André Massud e o kartista Renato Well. Participarão também Eduardo Garcia, Sérgio Lúcio, Leonardo Lisboa e Lairton Miranda, totalizando sete representantes de Brasília na festa de encerramento da temporada.