Realizada no último domingo (18) como preliminar da prova da Fórmula Truck, a sétima etapa da temporada 2005 da Copa Brasil DTM Pick-up acentuou o equilíbrio da disputa pelo título das duas categorias. Na classe Super A, o baiano Diego Freitas conquistou a terceira vitória consecutiva e já ameaça a hegemonia do líder brasiliense Laírton Miranda. Na classe A, o líder Cássio Homem de Mello abandonou e viu sua vantagem cair a dois pontos.
Cássio, que abandonou a corrida na oitava volta, manteve sua liderança graças à série de problemas enfrentados pelo vice-líder Paulo César Vicentin. O piloto paulista, mais rápido no primeiro treino livre do fim de semana, enfrentou um problema com a bomba de combustível na segunda sessão, foi atrapalhado pelo tráfego na tomada de tempos classificatória e, no warm up de domingo, sofreu um acidente que chegou a ameaçar sua participação na prova.
“Com tantos problemas, era para tudo dar errado. No fim, ainda consegui me aproximar do líder”, diz Vicentin, que tem na Ford Courier número 14 as cores de Casa Giacomo, Schioppa e Durepóxi. Na prova, Paulo foi punido sob alegação de um toque num adversário. Depois, teve de voltar aos boxes com um problema no carro. “No final o safety car entrou na pista e juntou todo o pelotão, mas a prova terminou sob bandeira amarela e não deu para tentar mais nada”, lembra.
Vicentin ficou em sétimo lugar na classificação da corrida, que marcou a segunda vitória consecutiva de Peter M. Gottschalk. O pódio, todo paulista, contou também com Roberto Posses, Roberto dos Santos, Peter Gottschalk e Francisco Moreira, completando as cinco primeiras posições. No campeonato, a vantagem de Mello sobre Vicentin caiu de seis para dois pontos. O goiano Fábio Carvalho, oitavo em Curitiba, aparece em terceiro, a cinco pontos do líder.
Na categoria Super A, Miranda foi segundo colocado e viu sua vantagem sobre Freitas cair de 19 para 14 pontos. O goiano Leandro Camargo, terceiro na corrida, sustenta a mesma posição na tabela de classificação do campeonato, 18 pontos atrás do líder. O pódio da prova curitibana contou, ainda, com o candango Sérgio Lúcio, quarto colocado, e o paulista José Spada Júnior, quinto. Eles estão em quarto e sexto na pontuação da temporada.