A temporada da Copa Brasil DTM Pick-up chega ao fim neste domingo (11). A décima e última etapa, no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, vai apontar os campeões das classes A e Super A. Com grid estimado em 25 carros, a categoria, que utiliza o modelo Ford Courier, encerra a temporada na pista onde terá suas maiores médias de velocidade no ano – em 2004, a pole-position beirou a média de 145 km/h.
Na classe A, cinco pilotos ganharam corridas em 2005. Roberto Posses, Paulo César Vicentin e Fábio Carvalho venceram as três primeiras etapas. Cássio Homem de Mello ganhou as duas seguintes, Peter M. Gottschalk também festejou dois primeiros lugares, Francisco Moreira foi ao topo do pódio na oitava prova e Gottschalk voltou a triunfar na prova do mês passado em Tarumã. A disputa pelo título envolve Mello, Carvalho, Gottschalk e Vicentin.
A liderança está nas mãos de Cássio, que depende de um quinto lugar para ficar com o título. Vicentin, que liderou o campeonato durante duas etapas no início do ano e chegou a estar apenas dois pontos atrás de Mello depois de sete corridas, atribui sua complicada condição matemática de ser campeão à série de problemas que enfrentou. “Tive algumas quebras e acidentes que mataram minha chance de ser campeão”, considera o paulista.
Apesar disso, o piloto da Serata Racing, que ostenta no carro número 14 as logomarcas de Casa Giacomo, Durepóxi e Schioppa, mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido nesta temporada. “Sempre fomos competitivos, desde que o campeonato começou. Enfim, ainda há uma chance e estamos trabalhando pela vitória em Brasília, estou muito otimista”, comenta o piloto, cuja campanha em 2005 é composta por uma vitória, três segundos e um terceiro lugar.
Na categoria Super A, a temporada foi aberta com a vitória de José Trita. Leandro Camargo ganhou as duas corridas seguintes, Laírton Miranda venceu a quarta e Diego Freitas obteve três vitórias consecutivas. Camargo e Freitas foram os vencedores das duas últimas provas. Laírton lidera o campeonato. Leandro é o vice-líder, mas considerando-se o descarte obrigatório de dois resultados de cada piloto, Diego é o único que pode tirar o título do brasiliense.
A programação em Brasília terá como atração principal a decisão do título nacional da Fórmula Truck. A décima temporada da categoria dos caminhões tem dois pilotos disputando a taça. O paranaense Wellington Cirino, da Mercedes-Benz, campeão em 2001 e 2003, lidera a tabela de classificação com 84 pontos, 16 a mais que o paulista Roberval Andrade, da Scania, detentor do título de 2002. Cada um venceu duas provas neste ano.