A DTM Pick-up, categoria com o maior grid do Brasil, realizará neste final de semana (22/08) a sexta etapa da temporada 2004, em conjunto com a Fórmula Truck, no Autódromo Ayrton Senna, na cidade de Londrina (PR). E uma das principais características desta categoria de picapes leves, é que ao final de cada corrida, sempre tem três pilotos felizes, e espalhando champanhe sobre todos que assistem as comemorações no pódio.
Para a corrida deste domingo é esperado novamente um grid cheio, devido ao sistema de disputa da categoria. Apesar de todos os carros serem iguais e correrem juntos, dentro da DTM Pick-up existem três categorias: Super A, A e Novatos. Na Super A competem as principais estrelas da categoria, como os pilotos Eduardo Garcia, atual líder do campeonato, com 63 pontos, Eduardo Homem de Mello, o vice-líder, e o apresentador de TV Otávio Mesquita.
Já na categoria A competem os pilotos que possuem uma pequena experiência no certame, e que já conquistaram vitórias. Entre eles está Luiz Corazzari, atual líder da categoria com 55 pontos, apenas seis à frente de Rolf Gemperli, o segundo colocado. “Na realidade, três categorias existem apenas no papel. Na hora da prova, todos correm juntos e não existe cordialidade entre as categorias. Todos querem partir para cima e brigar pela vitória, pois só quem chegar na frente no geral irá aparecer na TV e na fotografia”, declarou o piloto, que infelizmente não disputará a corrida deste final de semana por problemas particulares. “Essa divisão em categorias é para favorecer os “mais fracos”, com menor experiência, que terão a oportunidade de subir em pódio separado e estourar a champanhe”, completou Corazzari, vice campeão em 2002 e forte candidato ao título deste ano.
Enquanto isso, a categoria Novatos, onde participam pilotos estreantes no certame, corre com o mesmo equipamento dos pilotos da Super A e A, além de possuir pódio próprio no final da corrida, com direito a troféu e champanhe, o que incentiva os participantes a se esforçarem e evoluírem em cada final de semana, apenas pelo prazer de subir no pódio. “É muito boa esta forma de disputa, pois vários pilotos com experiências diferentes estão brigando juntos. Além disso, os menos experientes terão o prazer de comemorar uma vitória com um troféu”, declarou Fábio Delamuta, de apenas 19 anos, atual líder da Novatos. “É saudável correr junto e com o mesmo equipamento dos pilotos mais experientes, pois usamos eles como referencial e isso acelera o aprendizado. Com isso, todos nós queremos vencer na nossa categoria e, se possível, andar entre os pilotos das categorias superiores”, finalizou o piloto, que possui 69 pontos na tabela de classificação, 13 a mais que Cássio Homem de Mello, o vice-líder.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.