Por Victor D. Berto
Depois de um forte duelo entre o sueco da Audi, Mattias Ekströem, e Jamie Green (Mercedes-Benz) na última volta da nona etapa da temporada do DTM em Barcelona, os comissários decidiram aplicar as devidas punições. Logo após a corrida, Ekström recebeu 50 segundos de punição.
Depois de uma investigação mais apurada, o campeão da DTM foi excluído da corrida e multado em 5 mil euros. Jamie Green recebeu 30 segundos de punição e caiu da 7ª para a 8ª posição. Para Ralf Schumacher, que sobe uma posição, isto significa que ele marca dois pontos ao invés de um para o campeonato. A decisão não teve nenhum efeito na ordem do campeonato.
Para ambos os pilotos, os comissários declararam que foi provado que eles poderiam ter evitado a colisão. Por causa disto, o julgamento foi baseado no parágrafo 45 e 18.2a do regulamento esportivo da DTM. Já que Ekström tinha tomado a atenção dos comissários de forma negativa durante a corrida, sua punição foi maior. Ambas as equipes aceitaram as punições e recusaram uma apelação.