Assim como na Fórmula 1, a semana foi de treinos coletivos no DTM. Primeiro brasileiro a participar de uma temporada na categoria, o curitibano Augusto Farfus finalizou nesta quinta-feira (9) o cronograma de testes de pré-temporada da BMW no circuito do Estoril, em Portugal. Farfus, que compete com o modelo M3 da equipe RBM, completou mais de mil quilômetros em três dias de treinos coletivos da categoria. Os tempos não foram divulgados.
Os ensaios são de extrema importância para avaliação do piloto e engenheiros sobre as condições técnicas do equipamento. O brasileiro esteve na pista para testar alguns componentes mecânicos do carro, bem como avaliar a geometria (cambagem e suspensão) do M3.
A menos de três meses do início da temporada, marcada para o dia 29 de abril, no circuito alemão de Hockenheim, o brasileiro destacou a evolução do modelo desde os primeiros treinos realizados, em meados do ano passado.
Início de Temporada
“É sempre bom voltar a competir depois de um longo período de recesso. Como em qualquer esporte, o piloto tem que se manter em atividade para não perder ritmo de corrida. O bom é que tivemos um longo período de preparação com os engenheiros, além dos testes privados em pista com a BMW”.
Desenvolvimento do M3
“Cada piloto testou alguns componentes específicos do M3. O objetivo da BMW foi avaliar a parte técnica, o powertrain (conjunto câmbio-motor) e aerodinâmica do carro. O único problema foi o vento forte que atrapalhou um pouco os testes de aerodinâmica. Porém, do ponto de vista mecânico, posso dizer que a equipe cumpriu todos os seus objetivos”.
Treinos Coletivos
“Foi a primeira semana de atividades com quase todos os pilotos do DTM na pista. Como os tempos não foram cronometrados, fica difícil avaliar como estamos em comparação com outras equipes. Mas, claro, tem muita gente que utiliza desses ensaios para desenvolver o carro, sem se preocupar com o tempo final”.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.