Problema de comunicação tira chance de Farfus pontuar em estreia

A primeira corrida de Augusto Farfus Jr no DTM foi bem movimentada. Neste domingo (29), em Hockenheim, na Alemanha, o brasileiro saiu do 19º lugar do grid e conquistou duas posições logo na largada. Em poucas voltas, o piloto da BMW encontrou um bom ritmo e foi avançando constantemente. Os dois pit stops obrigatórios na categoria, porém, foram decisivos para o resultado final.

A janela para as paradas obrigatórias é entre a 10ª e a 30ª das 40 voltas totais da corrida. Augusto e a equipe RBM tentaram uma estratégia diferente, parando logo na primeira volta de boxes abertos. Após o pit stop, em que saiu na 16ª posição, o paranaense chegou a andar em nono, com tempos próximos aos dos líderes, com boas chances de completar sua prova de estreia na zona de pontuação.

Um problema no segundo pit stop comprometeu a boa corrida de Augusto. O piloto foi chamado pela equipe, porém, ao entrar nos boxes, os mecânicos não estavam prontos para a troca de pneus. Isso fez com que o brasileiro tivesse que sair e retornar aos boxes na volta seguinte. Além disso, a confusão fez com que ele recebesse uma penalização por excesso de velocidade na área dos boxes, forçando-o a fazer mais uma entrada no pit lane (drive through penalty).

“Foi uma pena o que aconteceu. Se não fosse essa falha na comunicação, eu terminaria essa prova de estreia em sétimo ou oitavo lugar, ou seja, na zona de pontuação. Estava com um ritmo muito bom, o que comprova o potencial do BMW de ser competitivo. A estratégia de corrida com duas paradas nos boxes é algo que temos de nos aprimorar. É tudo novo para nós, então, estamos em constante aprendizado”, disse Augusto.

A segunda etapa do DTM acontece já no próximo domingo (5), no circuito de Lausitzring, na Alemanha.

Resultado da corrida em Hockenheim (10 primeiros):

1º – Gary Paffett – Mercedes – 40 voltas – 1:04:37.615

2º – Jamie Green – Mercedes – a 04.709

3º – Mattias Ekström – Audi – a 19.434

4º – Christian Vietoris – Mercedes – a 25.774

5º – Mike Rockenfeller – Audi – a 27.834

6º – Andy Priaulx – BMW – a 28.435

7º – Ralf Schumacher – Mercedes – a 39.948

8º – David Coulthard – Mercedes – a 43.306

9º – Miguel Molina – Audi – a 46.079

10º – Filipe Albuquerque – Audi – a 46.614

15º – Augusto Farfus – BMW – a 1:09.556