A corrida de Augusto Farfus Jr em Brands Hatch não foi exatamente o que o piloto esperava. Com bom desempenho nos treinos livres, o curitibano saiu da nona posição na corrida deste domingo (20), na Inglaterra. Logo na largada, Farfus fez uma ultrapassagem, mas as características do circuito inglês e a estratégia da corrida foram determinantes para o resultado final. O brasileiro completou as 97 voltas no 11º lugar – estavam previstas 98 voltas, mas a corrida acabou pelo limite de 70 minutos. O vencedor foi o atual líder do campeonato, o inglês Gary Paffett, da Mercedes.
O DTM corre no traçado curto do tradicional autódromo de Brands Hatch. Com 1.929 metros e seguidas curvas de alta velocidade, as ultrapassagens são muito difíceis, e isso influenciou no ritmo de prova de Farfus. O piloto da BWM ficou a maior parte da corrida atrás de Adrien Tambay, da Audi, que tinha rendimento inferior ao brasileiro e usou estratégia parecida. Além de ser a primeira prova do DTM fora da Alemanha nesta temporada, Brands Hatch também foi o único circuito até agora em que Augusto e a BMW não haviam feito nenhum teste antes da etapa.
A próxima corrida do campeonato, a quarta do ano, está marcada para o dia 3 de junho, no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria.
Terceira etapa em Brands Hatch
“A corrida em Brands Hatch foi determinada pela estratégia. Fiquei muito tempo preso atrás do (Adrien) Tambay, mesmo sendo mais rápido, mas perde-se muito downforce, e essa é uma pista muito difícil de ultrapassar. Ele reagiu aos nossos pits stops, fazendo uma estratégia parecida. Quando consegui ultrapassá-lo, já era muito tarde para avançar mais. Infelizmente, esse não era o resultado esperado, e nosso ritmo de corrida poderia ter sido melhor, caso tivéssemos largado mais para frente, mas isso faz parte do aprendizado de toda a equipe BMW neste ano de estreia na categoria”