Diante de 126 mil espectadores que passaram pelo circuito de Norisring durante o fim de semana, a Audi e o piloto sueco Mattias Ekström conquistaram um importante resultado neste domingo durante a quinta etapa do DTM, o campeonato alemão de turismo. No dia em que completou 35 anos de idade, o piloto da Audi Sport Team Abt Sportsline cruzou a linha de chegada em primeiro a bordo de um Audi RS 5 DTM justamente no evento que representa o auge da temporada para a marca das quatro argolas.
Este resultado representaria a primeira vitória da Audi em Nuremberg desde que Laurent Aiello faturou a prova em 2002. Para a equipe Audi Sport Team Abt Sportsline, o desempenho de Ekström marcaria a volta do time ao alto do pódio depois de um jejum de quase dois anos – já que a última vitória da equipe havia sido conquistada em Valência, em outubro de 2011. Na noite deste domingo, no entanto, o time foi surpreendido pelo anúncio da desclassificação de Ekström em razão da alegada violação do artigo 44 do Regulamento Desportivo do DTM. O time já anunciou que vai recorrer da decisão, que resultou na vitória do canadense Robert Wickens, da Mercedes-Benz.
Na primeira parte da corrida, Ekström ultrapassou a BMW do atual campeão, Bruno Spengler e a Mercedes-Benz do pole position, Robert Wickens, e assim como o também piloto da Audi, Edoardo Mortara, optou por usar os pneus mais macios já na 13a volta. Para alegria dos fãs da marca, que lotaram as arquibancadas do circuito alemão, a dupla impôs grande vantagem sobre os demais competidores.
Na 64a passagem, o sueco assumiu a liderança, e até pouco antes da bandeirada final já tinha aberto uma vantagem que o permitiu voltar na frente após o segundo pit stop.
A disputa pelo pódio durante praticamente toda a prova envolveu Edoardo Mortara no Audi RS 5 DTM da Audi Sport Team Rosberg. O italiano fez sua primeira troca de pneus na quinta volta, e depois de duas intervenções do safety car chegou a assumir a liderança até ser ultrapassado por Ekström. Depois do segundo pit stop, Mortara voltou à pista logo atrás de Gary Paffett. Na disputa pelo segundo lugar, os dois se tocaram duas vezes e, no segundo incidente, ambos abandonaram a disputa pouco antes da linha de chegada.
Recuperação e liderança ampliada – A etapa de Norisring foi marcada, também, pela sensacional recuperação de Mike Rockenfeller, que teve de largar da última fila em razão de uma troca de câmbio em seu Audi RS 5 DTM. Dentro de poucas voltas, o líder do campeonato lutou por uma vaga entre os Top-10 e fez seus dois pit stops obrigatórios nas voltas 13 e 15, durante o período de intervenção do safety car.
Graças a esta estratégia inteligente da Audi Sport Team Phoenix e uma corrida sem erros, “Rocky” assumiu a quarta posição (depois da punição a Ekström) e garantiu uma vantagem de dois pontos sobre o piloto da BMW Bruno Spengler na classificação do campeonato. Sem aproveitar boas estratégias e os períodos de safety car, Filipe Albuquerque (Audi Financial Services RS 5 DTM), Miguel Molina (Audi RS 5 DTM) e Adrien Tambay (Audi ultra RS 5 DTM) terminaram na 11a, 13a e 14a posições apesar de seus tempos de volta bastante competitivos.
Jamie Green (Red Bull Audi RS 5 DTM) abandonou a prova na volta de número 66 estando em uma posição promissora, por quebra da segunda marcha. Timo Scheider (AUTO TEST Audi RS 5 DTM) teve um problema de freios ainda na largada.
Segundo a equipe Audi Sport Team Abt Sportsline, um tribunal desportivo vai definir se a vitória ficará ou não com Mattias Ekström. A próxima etapa do DTM está marcada para o dia 04 de agosto em Moscou, na Rússia.
Por Inova Comunicação – Rafael Durante