O dia foi perfeito para a Audi em Moscou. Rockenfeller e Ekström, a bordo de seus Audi RS 5 DTM, comandaram a corrida desde a largada. E depois de 74 voltas, cruzaram a linha de chegada com mais de 10 segundos de vantagem para a BMW do brasileiro Augusto Farfus, que terminou em terceiro – logo à frente de outro carro da Audi, o de Adrien Tambay.
“Demos um grande passo no campeonato hoje”, disse Mike Rockenfeller depois da corrida. “Estou orgulhoso por ter vencido na estreia do DTM na Rússia. Foi uma corrida perfeita, como já tinha sido em Brands Hatch: largando na pole position e terminando em primeiro. Meu carro esteve perfeito e o Team Phoenix fez um trabalho excelente durante o fim de semana. Em Norisring eu não tive um bom desempenho, mas aqui as coisas voltaram ao seu lugar”, completou.
Rockenfeller adotou a estratégia de largar com os compostos de pneu mais macios e, liderando o pelotão, manteve um ritmo consistente até a volta 45, quando parou para trocar pelos pneus mais duros. No início da prova, Ekström – que largara com os pneus duros – se defendeu da pressão de Augusto Farfus, que naquele momento tinha pneus macios. No fim, o sueco completou a vitória histórica da Audi.
No total, cinco Audi RS 5 DTM terminaram na zona de pontos em Moscou. Incluindo os quatro carros da equipe Audi Sport Team Abt Sportsline. Adrien Tambay fez uma prova excelente para sair da 12ª posição no grid e terminar em quarto, além de estabelecer a melhor volta da corrida e somar seus primeiros pontos na temporada. Jamie Green só perdeu a quinta posição para a Mercedes de Gary Paffet nas últimas voltas, enquanto Timo Scheider avançou de 14º no grid para a nona posição no fim da corrida.
Em 13º, Filipe Albuquerque ficou a três segundos de um lugar entre os 10 melhores e Edoardo Mortara abandonou na 31ª passagem, em função dos danos causados em seu carro depois de ser tocado por um adversário ainda na primeira volta. Miguel Molina também abandonou a prova. Na sexta volta, depois de uma batida com Bruno Spengler.
Apesar dos dois abandonos, para o chefe da Audi Sport no DTM, Dieter Gass, a etapa na Rússia dificilmente poderia ser melhor. “Uma dobradinha, cinco carros na zona de pontos e a liderança isolada do Mike (Rockenfeller) no campeonato. Assim como o Mattias (Ekström), ‘Rocky’ fez uma corrida fantástica mesmo em meio ao tráfego de pilotos retardatários. Acho que os Audi RS 5 DTM foram os carros mais fortes neste fim de semana e o trabalho em equipe foi fundamental para transformar todo o potencial em resultado para a Audi”.
A próxima etapa do campeonato será no dia 18 de agosto em Nurburgring. Confira como terminou a etapa em Moscou e como está a classificação da temporada após seis corridas.
Por Rafael Durante – Inova Comunicação