Pouco menos de duas semanas depois da etapa em Norisring, os pilotos do DTM (Campeonato Alemão de Turismo) voltam a se reunir neste fim de semana (10 a 12 de julho) para a quarta rodada dupla do campeonato, que acontece em Zandvoort, na costa norte da Holanda. O circuito foi palco da última vitória de Augusto Farfus na categoria, no fim de 2013 – ano em que foi vice-campeão do DTM -, e será uma motivação extra para o brasileiro voltar a ser protagonista de grandes resultados.
A etapa holandesa, que nas temporadas passadas foi uma das últimas do campeonato, será a primeira deste ano fora da Alemanha, e será seguida por corridas na Áustria e na Rússia. Presente no calendário do DTM desde 2001, o tradicional traçado de 4.307 metros é bem técnico, com uma variação interessantes de curvas. O asfalto muito abrasivo também pode influenciar bastante na dinâmica do fim de semana, já que mesmo na corrida curta no sábado, quando o pit-stop não é obrigatório, pode ser necessário que os pilotos façam uma troca de pneus, aumentando assim as variáveis na disputa.
A BMW vem mostrando evolução no campeonato, e prova disso foi que na última etapa todos os pilotos da montadora bávara terminaram na zona de pontuação. Além disso, pelo regulamento que acrescenta ou retira peso conforme os resultados, a BMW terá seus carros 30 quilos mais leve que os carros da Audi, que aparece na liderança da tabela entre pilotos, com o inglês Jamie Green, e também de montadoras.
As atividades de pista começam nesta sexta-feira, com o warm-up e o primeiro treino livre. O canal por assinatura BandSports transmite ao vivo as corridas de Zandvoort no fim de semana, no sábado a partir das 13h, e no domingo às 9h, horários de Brasília.
Augusto Farfus:
“Nossa expectativa para essa etapa é brigar pelo pódio. Estamos no caminho certo, evoluímos bastante, e nosso carro está 30 kg mais leve que os Audi. Gosto muito de Zandvoort, sempre andamos bem e inclusive já venci lá no DTM. É uma pista muito dura para os pneus, então acredito que o gerenciamento e a estratégia de pneus será bem determinante. Classificamos várias vezes como o melhor piloto BMW, e espero que a gente consiga traduzir em pontos a boa performance do carro. Estou super confiante para voltar a subir no pódio e até mesmo brigar pela vitória.”