Os planos para uma equipe da Aston Martin entrar no DTM deram um passo à frente com a HWA, da Mercedes, estabelecendo uma joint venture com a empresa-mãe do grupo GT, R-Motorsport.
O site Autosport informou na semana passada que R-Motorsport estava cogitando um programa para a Aston Martin na DTM a partir de 2020, com o apoio da Red Bull e os carros construídos pela HWA, que terá capacidade de reposição quando a Mercedes se retirar da série no final desta temporada.
Agora a AF Racing, da equipe suíça R-Motorsport, montou uma nova empresa com a HWA, com ambos tendo partes iguais.
A R-Motorsport juntou-se à Blancpain GT Endurance Cup nesta temporada com uma equipe de carros Aston Martin GT3.
Embora o comunicado da R-Motorsport não fizesse menção a um futuro projeto da DTM, dizia: “O objetivo da joint venture é estabelecer uma parceria estratégica de inovação para projetos de desenvolvimento em automobilismo e no setor automotivo em geral”.
“A AF Racing AG e a HWA AG pretendem reunir seus respectivos pontos fortes nesta nova empresa.”
O co-proprietário do AF, Andreas Baenziger, disse: “A HWA tem sido extremamente bem sucedida no DTM e nas corridas de GT há várias décadas”.
“Esta é a base ideal para a nossa nova joint venture se tornar uma empresa de tecnologia de sucesso.”
O CEO da HWA, Ulrich Fritz, acrescentou: “O ambiente de mercado em que a HWA opera, especialmente no automobilismo internacional, está atualmente passando por um rápido desenvolvimento”.
“A AF Racing é uma empresa jovem e altamente dinâmica em igual medida, que busca constantemente novas direções e oportunidades”.
“Combinado com os muitos anos de experiência adquirida pela HWA no automobilismo internacional, isso oferece um grande potencial que queremos aproveitar com o estabelecimento de nossa empresa de joint venture.”
Acredita-se que Sebastien Buemi, Brendon Hartley, Maxime Martin e Nicki Thiim, estivessem entre os candidatos à pilotos, mas agora se entende que a HWA poderia ter alguma influência em relação ao posicionamento dos atuais pilotos da Mercedes no DTM com a equipe.
Acredita-se que a Audi e a BMW estejam dispostas a disputar o DTM juntas em 2019, contanto que haja uma perspectiva realista de um terceiro fabricante se juntar à categoria na temporada seguinte.