Neste domingo Thiago Vivacqua encerrou sua primeira temporada no DTM Trophy, categoria de acesso ao DTM. O piloto que teve um pneu furado no sábado cravou a pole position para a segunda prova, mas foi acertado por um concorrente durante a corrida.
Ao longo do ano o único representante do Brasil na categoria subiu seis vezes ao pódio e cravou duas poles position em sete etapas. Além disso foi o melhor piloto da Audi na competição, levando seu Audi R8 ao quarto lugar na classificação final.
A estreia do brasileiro com a Heide Motorsport aconteceu em Lausitzring e com pódio na primeira corrida, ao conquistar o segundo lugar.
Na terceira etapa novamente Thiago subiu no pódio com o terceiro lugar na primeira corrida do difícil Norisring. Apesar das polêmicas equalizações dos carros feita pela categoria o brasileiro seguiu brilhando. No lendário circuito de Nurburgring foi o terceiro colocado na primeira prova da etapa.
Em Spa-Francorchamps novamente uma atuação de gala do brasileiro que conquistou o terceiro lugar com uma ultrapassagem na última volta, além de ter feito sua primeira pole position. No Red Bull Ring Vivacqua deu show ao subir no pódio das duas provas da etapa com um segundo e um terceiro lugar.
Neste fim de semana em Hockenneim Vivacqua mostrou novamente que é um dos pilotos mais rápidos da categoria ao cravar mais uma pole position. Na corrida o piloto foi abalroado por um concorrente, caiu para o 16º lugar, mas conseguiu recuperar posições para receber a bandeira quadriculada no 11º lugar.
Fora das pistas o piloto também mostrou que acelera, Vivacqua venceu duas etapas do campeonato virtual da categoria e, de quebra, levou um simulador completo para a casa.
O DTM Trophy conta com diversos modelos diferentes de carros: Audi R8, Mercedes-AMG, BMW M4, Porsche 718 Cayman, Aston Martin Vantage e Toyota Supra. Ao todo 20 pilotos alinham no grid do evento conjunto com o DTM.
A competição que é composta por carros GT4, contempla duas provas por etapa, cada uma com 30 minutos de duração e o grid é formado em duas classificações separadas. O campeonato oferece uma premiação de 120 mil euros para o piloto campeão.
Thiago Vivacqua ainda disputará ao menos uma etapa da Stock Car em 2022 e em breve divulgará seus planos para a próxima temporada.
O que ele disse:
“Quero agradecer o ótimo trabalho da equipe Heide Motorsport e da Audi no suporte para desenvolver o carro. Acho que foi um ano positivo e terminar como o melhor Audi da competição me deixou muito orgulhoso. Também subi ao pódio em seis oportunidades, fiz duas poles, então saio feliz com meu desempenho nesta temporada de estreia no DTM Trophy.”
“Claro queríamos terminar no top3 do campeonato, mas também todos estavam competitivos, a equalização dos carros em vários momentos nos prejudicou e tivemos alguns azares como o furo no pneu de ontem e acidentes provocados por outros concorrentes que me tiraram dois pódios. Mas o balanço é muito positivo, depois de um tempo parado, voltar e já chegar competitivo e subindo no pódio com caras que já estão há dois ou três anos na categoria foi muito bom.”
Thiago Vivacqua