Di Resta vence primeira corrida noturna da história do DTM

Imagens espetaculares, emocionantes lutas por posição, duas intervenções de Safety Car e um vencedor dinâmico – estes foram os ingredientes para uma estreia bem-sucedida do DTM em Misano, na Itália. Na primeira corrida noturna na história do DTM, Paul Di Resta saiu no topo com seu Mercedes-AMG C 63 DTM. “Estou absolutamente feliz. Este foi um dia perfeito, apesar de a corrida ter sido difícil”, disse ele após o final. Com sua terceira vitória da temporada, o escocês reduziu a diferença para o líder do campeonato Gary Paffett para apenas um ponto. O piloto da Audi Robin Frijns marcou seu primeiro pódio no DTM. Em uma corrida turbulenta, o holandês ficou em segundo lugar à frente Edoardo Mortara com outro Mercedes-AMG.

“Essa vitória foi um grande passo no campeonato. Mas foi tudo, menos fácil – trabalho árduo. Espero que eu possa dormir bem e que meu carro esteja no topo novamente amanhã”, disse Di Resta, que alcançou a pontuação máxima de 28 pontos no sábado, com a pole position e a vitória na corrida. Robin Frijns com seu Audi RS 5 DTM também tinha todos os motivos para ser feliz. Em sua 13ª corrida no DTM, o holandês garantiu seu primeiro pódio. “Eu já fui rápido em Brands Hatch, mas infelizmente não consegui nenhum ponto. A corrida de hoje foi muito divertida. A última volta em particular foi sensacional”, disse Frijns, que ainda encontrou um caminho para passar Mortara com um movimento de ultrapassagem na última volta. “Edo cometeu um erro do qual eu pude me beneficiar. E então, ele me deixou algum espaço. Foi um grande duelo”.

Philipp Eng quase causou uma leve sensação na 13ª corrida da temporada. Tendo começado a partir do 18º no grid, o austríaco tinha temporariamente passado para o primeiro lugar, mas acabou por terminar em oitavo com o seu BMW M4 DTM. “Eu esperava a primeira vitória para mim e para o meu time. A corrida foi emocionante. Houve um pouco de contato e, no final, meu carro não estava mais em perfeitas condições.”

Duas intervenções de Safety Car e as subsequentes reinicializações em fila dupla aumentaram a emoção. A primeira intervenção aconteceu da volta nove a 12 depois do contato entre os dois pilotos da Mercedes-AMG Mortara e Paffett que levaram ao abandono do líder do campeonato. Na volta 14, o Safety Car apareceu por mais três voltas.

O piloto convidado do DTM, Alessandro Zanardi, fez uma boa corrida. Com seu BMW M4 DTM, o múltiplo medalhista de ouro paraolímpico levou a bandeirada em 13º lugar. “Estou super feliz”, disse o italiano, que correu sem as pernas protéticas em um carro de corrida especialmente desenvolvido. “Para mim, há muitas razões para sorrir. E aprendi muitas coisas que quero usar na segunda corrida amanhã.”

Na classificação dos pilotos da DTM, após 13 das 20 corridas desta temporada, o vencedor da temporada de três vezes Paffett permanece na liderança. Com 177 pontos, ele está apenas um ponto à frente de Di Resta (176). Mortara (118) é o terceiro de Marco Wittmann (112) como o melhor piloto da BMW. Lucas Auer (Mercedes-AMG, 110) e Timo Glock (BMW, 107) são quinto e sexto, respectivamente. A segunda corrida noturna de DTM em Misano será realizada no domingo às 17h30 (horário de Brasília, GMT -3) e será transmitida ao vivo aqui, na F1Mania.