Miguel Molina garantiu sua segunda vitória na temporada após ter feito boa largada. O pódio teve os dois postulantes na disputa pelo título com Marco Wittmann em segundo e Edoardo Mortara ficando em terceiro. A grande decisão será neste domingo para saber quem será o novo campeão da temporada 2016 do DTM.
Saiba como foi a corrida 1
A largada teve o pole Antonio Félix da Costa onde não apresentou boa tração e com isso permitiu ao espanhol Miguel Molina assumir a primeira colocação logo no começo. Já o líder do campeonato, Marco Wittmann fez um duelo particular com o companheiro de equipe Tom Blomqvist e assumiu o terceiro lugar visando somar mais pontos que o rival Edoardo Mortara na luta direta pelo título. O piloto italiano da Audi vinha em sétimo, mas perdeu uma posição para Timo Glock figurando por um bom tempo na oitava posição. Mike Rockenfeller e o brasileiro Augusto Farfus estavam logo à frente dos dois competidores.
No complemento da sétima volta, Wittmann superou Félix da Costa e foi para a segunda posição deixando o piloto português logo atrás. Com o resultado no momento, o alemão que compete pela BMW assegurava o título do ano na etapa de sábado, mas tudo ainda era incerto até o desfecho antes da bandeirada. Timo Glock buscava passar por Farfus com ritmo mais lento e isso permitiu que Mortara chegasse e lutasse pelas duas posições na sua frente. Na ponta, Molina vinha sem pressão com Wittmann se portando de maneira conservadora em segundo e Félix da Costa figurava em terceiro. No meio da corrida a estrela de Mortara passou a brilhar e o piloto imprimiu um ritmo forte ao superar Glock que tentava passar por Farfus.
Mortara em melhor desempenho passou pelo brasileiro e não demorou muito também superou Rockenfeller e Blomqvist, onde já era o quarto colocado. O arrojo nas últimas voltas ajudou o italiano em poder buscar e ficar o mais próximo possível de seu concorrente na briga do título. Mortara conquistou o terceiro lugar ao passar por Félix da Costa no fim da prova numa grande manobra ao mergulhar com atitude para cima do português. A meta principal de Mortara era de buscar alcançar Wittmann, contudo após 27 voltas Molina recebeu a bandeira quadriculada e venceu a prova com Marco em segundo e Edoardo finalizando o pódio em terceiro. O brasileiro Augusto Farfus não conseguiu somar pontos e terminou em 11º lugar.
O panorama antes da última etapa está Marco Wittmann da BMW somando 194 pontos e Edoardo Mortara da Audi marcando 177. A diferença aponta 17 pontos em favor do alemão, mas ainda restam 25 em jogo somados por uma vitória e tudo pode acontecer na prova decisiva que irá marcar o novo campeão do DTM. A corrida 2 em Hockenheim será neste domingo com transmissão ao meio dia pelo horário de Brasília.