Mortara vence corrida 1 em Hungaroring e entra na luta pelo título

A corrida começou com a largada tranquila de Edoardo Mortara da equipe Abt-Audi tomando a dianteira sobre os demais pilotos. Logo atrás do competidor italiano vinham o inglês Jamie Green da escuderia Rosberg também equipado com motor da Audi e seu companheiro de time Miguel Molina. Não demorou e aconteceu um incidente no complemento da primeira volta envolvendo Martin Tomczyk e Maxime Martin. Ambos se tocaram e sobrou para Mattias Ekstrom onde foram parar no fim do grid. Já o líder do campeonato, Marco Wittmann soube aproveitar bem o momento depois da largada e ganhar algumas posições saindo de décimo para figurar em sétimo. Outro piloto que também se aproveitou da situação foi Robert Wickens partindo do 17º lugar e ocupar o décimo.

O panorama era de poucas disputas devido ao traçado travado de Hungaroring, em Budapeste onde corre a Fórmula 1 apresentava Mortara em primeiro e abrindo distância na ponta. O duelo que chamava mais atenção envolvia o britânico Paul di Resta que ainda detêm chances raras do título com o português Antônio Felix da Costa pela 18º colocação, no qual sobrou toque entre ambos, mas quem saiu mais prejudicado foi Di Resta que acabou abandonando a prova.

O andamento da primeira corrida da rodada dupla seguia sem grandes emoções e até mesmo monótona para os espectadores que assistiam. Mortara seguia na ponta, com Green em segundo, Molina vinha em terceiro além de Adrien Tambay na quarta colocação e Nico Müller fechando os cinco primeiros. Müller conseguiu passar por Tambay depois de algumas voltas para ocupar o quarto lugar. O brasileiro Augusto Farfus numa corrida difícil não conseguia impor um bom ritmo e figurava no pelotão intermediário e ainda foi ultrapassado por Lucas Auer pela 16º posição.

Após 26 voltas e sem muitas novidades no desgastante e travado circuito de Hungaroring, Mortara recebeu a bandeira quadriculada e o italiano garantiu sua terceira vitória na temporada, sobretudo poder encostar no líder do certame, Marco Wittmann que chegou na sétima colocação. Jamie Green veio logo atrás em segundo e completando o pódio seu companheiro de time, Miguel Molina. Farfus terminou num modesto 20º lugar. A segunda corrida em rodada dupla na Hungria será importante com relação ao campeonato. Wittmann correndo pela BMW lidera com 176 pontos e Mortara atuando pela Audi com sua terceira vitória agora já acumula 162 e está 14 pontos em desvantagem sobre o alemão e faltando três provas para o término da temporada demonstrando que nada foi definido em saber quem fatura o título.