O piloto da Audi Rene Rast manteve-se na disputa para ganhar seu segundo título consecutivo no DTM com a vitória em uma emocionante primeira corrida da final em Hockenheim.
Rast envolveu-se em uma briga intensa pela liderança com Gary Paffet, um dos dois pilotos da Mercedes com quem ele está disputando o campeonato, mas a corrida de Paffett foi atrapalhada por um Safety Car que veio no fim, fazendo com que ele caísse para a quarta posição com sete voltas para o fim.
Mas com Paul di Resta, líder dos pontos antes da corrida, em oitavo lugar, Paffet agora volta à liderança, seis pontos à frente de di Resta e 15 à frente de Rast, deixando o trio na disputa pelo título que será decidido na corrida final neste domingo.
Paffett assumiu a liderança na volta de abertura, enquanto Rast caiu de terceiro para a quarta posição atrás da BMW do brasileiro Augusto Farfus.
Rast passou Farfus na volta quatro, depois Lucas Auer uma volta mais tarde, antes que o piloto da Mercedes abandonasse a corrida.
O piloto da Audi então começou a diminuir a diferença de dois segundos de Paffett quando fez seu pitstop obrigatório, enquanto o piloto da Mercedes teve que seguir a estratégia, parando uma volta depois.
Com seus pneus melhor aquecido, Rast ultrapassou Paffet depois da parada nos boxes. A dupla continuou na intensa disputa até esgotarem seus respectivos DRS.
A briga só terminou quando a porta esquerda da BMW de Farfus caiu, trazendo o Safety Car para a pista.
Rast foi bem na relargada, enquanto Paffett entrou em disputa com a BMW de Timo Glock.
Glock passou, mas era Robin Frijins que realmente surpreenderia. Frijins estava com os pneus mais novos e passou Paffet pela terceira posição, e depois, na penúltima volta, ultrapassou Glock para ser o segundo colocado.
Frijins terminou atrás de Rast, com Glock na P3 e Paffett logo atrás.
Loic Duval fez uma excelente corrida partindo da parte de trás do grid e terminou em quinto com Mike Rockenfeller e Nico Muller na sexta e sétima posições, respectivamente, enquanto di Resta foi o oitavo.
Di Resta era o quinto depois da largada, mas foi uma das vítimas, juntamente com Farfus, de uma manobra arriscada de Frijins, que foi instruído a devolver as posições como resultado.
Bruno Spengler (BMW) e Edoardo Mortara (Mercedes), que será companheiro de equipe de Felipe Massa na Venturi na temporada 2018/19 da Fórmula E, completaram os dez melhores.
DTM – Final Hockenheim – Corrida 1:
1) René Rast (Audi)
2) Robin Frijns (Audi)
3) Timo Glock (BMW)
4) Gary Paffett (Mercedes)
5) Loïc Duval (Audi)
6) M.Rockenfeller (Audi)
7) Nico Müller (Audi)
8) Paul Di Resta (Mercedes)
9) Bruno Spengler (BMW)
10) Edoardo Mortara (Mercedes)
11) Pascal Wehrlein (Mercedes)
12) Philipp Eng (BMW)
13) Jamie Green (Audi)
14) D.Juncadella (Mercedes)
15) Joel Eriksson (BMW)
16) Marco Wittmann (BMW)
17) Augusto Farfus (BMW)
OUT) Lucas Auer (Mercedes)