Thiago Vivacqua segue sendo um dos destaques da temporada 2022 da DTM Trophy. Único brasileiro no grid cravou sua primeira pole-position na categoria e converteu a posição de honra em mais um pódio na temporada, o quinto para o Audi #31 da Heide Motorsport.
Na primeira corrida do fim de semana, Vivacqua tomou a linha de dentro para as tomadas das curvas 1 e 3 de Red Bull Ring, dois pontos de ultrapassagem famosos do circuito que recebe a categoria máxima do automobilismo mundial. Soube se defender bem de uma BMW que apresentava um ritmo de corrida muito forte, sustentando a liderança dos assédios de seu concorrente por nove voltas.
No nono giro, na mesma curva 3 em que seu adversário já ensaiava um ataque, Vivacqua ficou por fora após o mergulho da BMW e caiu para a segunda posição, mantendo distância de cerca de 1,5s para o líder da prova.
Com menos de 5 minutos para o fim da bateria, uma bandeira amarela foi acionada após um concorrente ficar preso na caixa de brita e o safety-car foi necessário para neutralizar a prova.
Com dois minutos restando no cronômetro, o carro de segurança recolheu aos boxes e a bandeira verde foi acionada para a parte final da bateria, que ganhou o acréscimo de uma volta pela intervenção.
Vivacqua reagiu bem e reassumiu a liderança na curva 1, mas o então líder, no comando da BMW, que havia caído para P4 conseguiu se recuperar e reassumir a liderança na terceira curva do circuito.
Muito pressionado pelo terceiro colocado, Vivacqua soube mais uma vez se defender bem e sustentar a posição até a bandeirada final.
A DTM Trophy tem seu segundo compromisso do fim de semana no domingo, como novo quali para a segunda bateria da etapa. As atividades de pista tem transmissão do canal oficial da DTM no YouTube.
O que ele disse:
“Muito feliz com a pole, nosso carro estava muito bom para o treino classificatório, mas a pole foi surpreendente mesmo assim. A corrida seria mais complicada, alguns adversários estavam muito rápidos, mas sabíamos que poderíamos brigar.
Nossa estratégia visava conseguir abrir bem com os pneus ainda inteiros para conseguir administrar na parte final da prova. Meu concorrente estava muito rápido, o ritmo dele era muito bom, consegui manter a liderança por mais da metade da prova, mas nossas disputas chamaram atenção dos comissários, falaram que estava forçando ele para fora da pista, então tive que deixar ele passar.
Mesmo assim conseguimos mais um pódio e fechamos a etapa em P2 com bons pontos para nossos objetivos no campeonato.”
Thiago Vivacqua
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.