Audi TTR DTM vence em Curitiba

Foi um espetáculo para os amantes do automobilismo a edição 2004 dos ‘500 Km de Curitiba’, realizada neste sábado (02/10) no Autódromo Internacional de Curitiba, na capital do Paraná. A prova, válida pela 4.ª etapa do Brasileiro de Endurance, foi vencida de forma apertadíssima pelo Audi TTR DTM da Equipe Medley Genéricos. Xandy, Guto e Xandinho Negrão superaram Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann, do Protótipo ZF/Chevrolet, os favoritos à vitória em Curitiba, com uma pilotagem arrojada e determinada do caçula da família Negrão.

Depois de vencer pela manhã a 14.ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, prova que terminou por volta das 12h, o piloto de 18 anos recebeu do tio Guto Negrão a condução do Audi TT cerca de 2h30 depois e decidiu a vitória. Foi com uma ultrapassagem maravilhosa, por fora no ‘S de alta’, sobre o protótipo ZF/Chevrolet (Scuderia 111), que no momento era pilotado por Paulo Bonifácio. A manobra foi na volta de número 121, quando restavam apenas 14 voltas para o fim da corrida. Xandinho completou as 135 voltas da prova com 3s589 de vantagem para o protótipo.

“Foi um fim de semana perfeito para mim. Venci as duas corridas da Fórmula 3 e ainda o Endurance, não dava para ser melhor”, comemorou Xandinho Negrão após a corrida. “Mas mesmo assim não foi fácil não. Tive de manter a concentração todo o momento, volta a volta. A corrida não parecia de Endurance não, parecia a continuação da Fórmula 3. Foi bem apertada mesmo”, completou Xandinho, que tem demonstrando uma tremenda evolução de pilotagem, que arrancou elogios do pai Xandy Negrão.

“Foi bom demais. É uma satisfação ver o Xandinho tocando o carro dessa maneira, em uma corrida intensa e disputada como foi essa aqui em Curitiba. Ele está aprendendo muito, evoluindo a cada prova e, para mim, é uma alegria muito grande poder acompanhar isso”, explicou Xandy Negrão, responsável pelo Audi TT DTM, da Equipe Medley Genéricos, na tomada de tempos, mas que não assumiu o volante na prova por causa da estratégia adotada pelo chefe da equipe Andreas Mattheis.

“Adotamos a estratégia certa. As diferenças entre os dois carros (Audi TT e o ZF) são muito grandes. Por exemplo, a gente leva um minuto a mais que eles para trocarmos os pneus, os pilotos e colocar combustível. Por isso que o Xandy não chegou a andar, porque senão iríamos perder um minuto a mais, o que nos custaria a vitória”, explicou Andreas Mattheis. “Além disso, o carro deles tem 150 cavalos a mais, enfim. Isso só valoriza a nossa vitória”, completou o experiente chefe de equipe.

Guto Negrão foi o responsável pela parte mais crítica da corrida. A largada dos ‘500 Km de Curitiba’ foi lançada, com mais de 30 carros. Guto disse que o início de prova foi um pouco tenso, devido o grande número de carros mais lentos na pista. “Foi uma largada apertada, muita gente mais lenta nas primeiras voltas fecharam a porta”, explicou o piloto Guto Negrão, que disputa o Brasileiro da Stock Car V8 também pela Equipe Medley Genéricos. “Mas o carro estava super bom, equilibrado e o resultado foi muito bom para a nossa equipe. Nem suei tanto como na Stock”, finalizou.

Agora, Xandy, Xandinho e Guto Negrão continuam na liderança do Brasileiro de Endurance, com 72 pontos cada. A vice-liderança é Paulo Bonifácio, com 57 pontos. Alceu Feldmann tem 35 pontos e divide a quinta posição na tabela com Daniel Gianfratti e Pedro Pimenta. O regulamento indica ainda um descarte obrigatório, o que colocaria atualmente o trio da Medley com 60 pontos contra 47 de Bonifácio. A próxima e última etapa do Brasileiro de Endurance está prevista para o dia 21 de novembro na pista do Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), caso, até lá, já tenha condições de abrigar a corrida.

Resultado dos 500 Km de Curitiba – 4.ª etapa do Brasileiro de Endurance

Os seis primeiros, após 135 voltas:

1.°) Xandy/Xandinho/Guto Negrão – (Audi TTR DTM) – 3h07min19s283 (média: 160,30 km/h)

2.°) Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann (Prot. ZF) – a 3s589

3.°) Piedade Jr/Guerra (Scorpion I) – a 9 voltas

4.°) Souza Ramos/Almeida (Porsche) – a 11 voltas

5.°) Lucas Molo/Silva Junior (Ferrari 360) – a 16 voltas

6.°) Amorim/Oliveira (Scorpius) – a 17 voltas

Melhor volta: Bonifácio/Feldmann – 1min15s831 (média: 175.99 km/h)

Classificação do Brasileiro de Endurance:

1.°) Xandinho Negrão – 72 pontos

—– Xandy Negrão – 72

—– Guto Negrão – 72

4.°) Paulo Bonifácio – 57

5.°) Alceu Feldmann – 35

—– Daniel Gianfratti – 35

—– Pedro Pimenta – 35 pontos