O Audi TTR DTM, da Equipe Medley Genéricos, foi o mais rápido desta sexta-feira (12/11) no primeiro dia de treinos oficiais para a disputa dos ‘500 Km da Cidade do Rio de Janeiro’, em Jacarepaguá (RJ), prova válida pela 5.ª e última etapa do Brasileiro de Endurance. O piloto Xandy Negrão marcou o melhor tempo em 1min46s737 (média de 166,38 km/h), no dia que Giuliano Losacco, campeão antecipado da Stock Car V8, também conseguiu evoluir na pilotagem do Audi TTR DTM. Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann (Scuderia 111/Protótipo ZF) marcaram o segundo tempo, com 1min48s173.
“O comportamento do carro está dentro do que a gente esperava”, disse Andreas Mattheis, chefe da Equipe Medley Genéricos. “Ontem, tanto o Losacco como o Xandy andaram com pneus Michelin, mas hoje já usamos os Dunlop de corrida. E era isso mesmo que a gente estava imaginando que o Xandy iria virar. Estamos com um ótimo setup para a corrida”, completou o experiente e vencedor Andreas Mattheis, que teve a oportunidade de continuar o trabalho com Xandy e Losacco, este que pilota pela primeira vez o Audi DTM TTR da equipe.
“O Losacco se acertou. Já marcou um tempo bem próximo do ideal e a tendência é melhorar ainda mais. Ele tem feito uma guiada bem cuidadosa e estou bastante satisfeito com a performance dele”, explicou Mattheis sobre o piloto que no ano que vem será companheiro de Guto Negrão na Stock Car V8. “Amanhã teremos mais 30 minutos de treinos antes da classificação e espero que não chova na corrida, porque nosso carro precisa muito do apoio aerodinâmico, muito mais que o protótipo que tem os pneus maiores que o do nosso carro”, completou.
Já Giuliano Losacco também sentiu mais um pouco do Audi TTR DTM. “Aprendi um pouquinho mais e estou bem à vontade com o carro. Mas é totalmente diferente de tudo o que eu já dirigi na minha vida. Desde 2000 que não andou de monoposto, e o Audi é praticamente um fórmula, só que com carenagem”, explicou o piloto de 27 anos. “Mas estava viciado no stock car e é muito legal andar com outro tipo de máquina, porque desenvolve e exige bem mais do piloto. Ajuda a não ficar acomodado”, completou.
E esta não vai ser a primeira vez que Losacco divide a pilotagem com o experiente Xandy Negrão. “Mesmo assim estou aprendendo muito com ele, sempre tiro dúvidas, pergunto, enfim, é um excelente companheiro de equipe”, explicou Losacco. “Sem contar o Andreas Mattheis, que sabe muito sobre automobilismo, faz um trabalho excelente e estamos nos dando muito bem. A organização da equipe é muito legal, fiquei impressionado. Outra coisa bem legal é a telemetria no carro, que nos dá informações preciosas sobre o desempenho. Seria legal se tivesse também na Stock Car.”
Amanhã (13), os pilotos realizam o último treino livre antes da tomada de tempos que será feita em três treinos: das 11h às 11h30 entra na pista o Grupo 1; das 13h15 às 13h45 será a vez do Grupo 2; e entre 14h e 14h30 os carros do Grupo 1 e 2 poderão entrar na pista juntos. Os ‘500 Km da Cidade do Rio de Janeiro’ será neste domingo (14), com largada prevista para 13h30, em Jacarepaguá (RJ).
Os três primeiros na setxa-feira em Jacarepaguá (RJ):
1.°) Xandy Negrão/Giuliano Losacco – 1min46s737
2.°) Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann – 1min48s173
3.°) Piedade/Guerra – 1min55s776
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.