Tudo indica que a 33ª edição das Mil Milhas Brasileiras significou para a Katalogo Racing mais do que a simples estréia da equipe de Stock Car comandada por Fernando Parra em provas de longa duração. O time abandonou a corrida no início da manhã desta terça-feira (25) por quebra de motor, mas a “morte” do Omega número 73 da Katalogo em Interlagos pode ter significado também o nascimento de um projeto bem mais ambicioso, que visa a participação da equipe em todo o Campeonato Brasileiro de Endurance. “Foi uma ótima estréia da nossa equipe, apesar do problema de motor que enfrentamos. O resultado foi tão satisfatório que estamos pensando em um objetivo maior, que é a disputa de todo o Campeonato Brasileiro ainda neste ano”, disse Parra.
O quarteto da Katalogo Racing – formado por Fernando Parra e sua filha Fernanda, e pelos irmãos Fabio e André Carreira – largou na quarta posição na categoria ST e, durante boa parte da prova, foi o Omega mais rápido na pista. “Só no início perdemos tempo por causa de um erro na escolha dos pneus. A pista ainda estava molhada e não saímos com pneus de chuva. Usamos os intermediários, mas a pista demorou muito para secar e isso nos atrasou”, lamenta Fabio Carreira, que será piloto da Katalogo Racing na Stock Car V8 nesta temporada.
O Omega começou a apresentar problemas no turno de Fernanda Parra, a segunda a ir para a pista. Depois de pilotar por quase uma hora, ela parou nos boxes devido à falta de óleo no motor. Era um indício de que um problema mais grave estava por vir. “Por causa dessa parada acabei fazendo dois turnos na seqüência e guiei por quase duas horas. Estávamos em quarto lugar e essa seria, muito provavelmente, a nossa posição final se tivéssemos completado a corrida”, explicou Fernanda. A quebra definitiva do Omega aconteceu no início da manhã, quando Fabio Carreira estava ao volante.
O Campeonato Brasileiro de Endurance, possível novo alvo da Katalogo Racing nesta temporada, foi vencido no ano passado no geral pelo Audi DTM da Equipe Medley, que compete na categoria MM P1. O carro voltou a brilhar nesta terça-feira em Interlagos e conquistou sua primeira vitória nas Mil Milhas Brasileiras. Apesar do passeio do Audi, a 33ª edição das Mil Milhas – que integrou as comemorações pelo aniversário de 451 anos da cidade de São Paulo –, foi a que apresentou o maior número de equipes com chance de vitória nos últimos anos. Além do Audi DTM, vigoraram na lista de favoritos o protótipo ZF Chevrolet, Viper GTS-R, Lister Jaguar, Saleen SR7 (todos da categoria MM P1), e os cinco Porsches inscritos na categoria GT.