O paulista Luciano Burti estará de volta à ação neste final de semana, disputando as 24 Horas de Spa Francorchamps, uma das mais importantes provas de longa duração, válida pela sexta etapa do Mundial FIA GT. O brasileiro recebeu o convite do diretor da Maserati, Cláudio Berro, durante o final de semana passado no GP da Inglaterra de F1, quando visitou a equipe onde atuou como piloto de testes em 2002.
O excelente relacionamento construído na Ferrari lhe valeu o convite. “Estava em Silverstone revendo os amigos e o Cláudio (Berro) me fez o convite, que aceitei na hora. Cheguei aqui em SPA e não vou ter mais que dez voltas por sessão para conhecer o carro, por isso vou me dedicar muito para aprender o máximo possível”, concluiu.
Burti pilotará uma Ferrari 360 Modena da Equipe JMB Racing/Pirelli, tendo como companheiros, o italiano Fabrizio De Simoni e o suíço Iradj Alexander. O trio competirá na classe N-GT. No primeiro treino classificatório, o trio conquistou o sétimo tempo na classe e 26º na geral. Coincidentemente, Burti volta a disputar uma corrida pela primeira vez, desde o terrível acidente que sofreu na curva Blanchimont em 2001 quando pilotava para a Equipe Prost de Fórmula 1, no mesmo circuito em que retorna às competições. “Para mim não tem nenhum significado pois não me lembro de nada daquele acidente. O que vi foi depois através das imagens. O corpo se encarrega de esquecer. Aquilo já é passado”, afirmou.
A Ferrari lidera o FIA GT na classificação geral com cinco vitórias de Matteo Bobbi e Thomas Biagi em cinco provas, com um modelo 550 Maranello.
Amanhã acontece mais um treino classificatório que definirá as posições de largada.