Roberto Moreno disputará as 24 horas de Daytona

O ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy Roberto Pupo Moreno vai participar neste final de semana (5 e 6/2) das 24 Horas de Daytona, a mais prestigiada prova de Endurance nos Estados Unidos e uma das principais do calendário mundial de provas de longa duração. O brasileiro foi contratado para integrar a equipe Spirit Of Daytona, e conduzir um protótipo Crawford DP03 Pontiac ao lado dos norte-americanos Bob Ward e Doug Goad e do francês Stephan Gregoire. “Fiquei muito lisonjeado pelo convite que recebi. O time é muito forte e um dos favoritos à vitória nesta prova fantástica. Espero corresponder às expectativas deles no decorrer da competição, pois o objetivo é a vitória”, assegura Roberto Moreno. Os brasileiros Cristiano da Matta, Tomas Erdos e Christian Fittipaldi também estão na relação dos 62 carros inscritos.

Exatos 20 anos depois de participar de sua primeira e única corrida de Endurance, quando disputou as 24 Horas de Le Mans com um Porsche, Roberto Moreno aceitou o desafio de voltar a pilotar em uma competição de longa duração, após fazer um bom teste no circuito Daytona Speedway Internacional, de 5.730 metros de extensão. “Fiquei impressionado com a tecnologia e desempenho deste carro. Não tem nada a ver com o Porsche que corri há 20 anos atrás, que tinha graves problemas de aerodinâmica e de estabilidade. O Crawford Pontiac é fantástico e dá prazer em dirigir”, elogia Pupo Moreno. “Em poucas voltas que dei com o carro, já deu para entender o funcionamento dele. Quando testei pela primeira vez já comecei a mudar o acerto aerodinâmico e mecânico, e tive a felicidade de melhorar o desempenho do protótipo”, aponta o piloto que este ano completa 26 anos de carreira.

Mesmo com a grande experiência que tem no automobilismo internacional, Pupo Moreno está com a motivação de um novato. “Não é para menos. Vou pilotar em um circuito consagrado, que eu ainda não conhecia. Vou guiar um carro fantástico, que eu também preciso aprender. E participar de uma prova longa, apenas pela segunda vez em minha carreira, onde vou ter que me adaptar principalmente com a pilotagem noturna”, explica o piloto brasileiro. “Mesmo com todas estas novidades, vou ter que acelerar ao máximo, pois os meus companheiros de time são rápidos e eficientes. Tudo isso só me dá mais motivação para ajudar o time a vencer esta prova histórica”, afirma Moreno, sobre a 43ª edição das 24 Horas de Daytona.

A programação (horário local) das 24 Horas de Daytona é a seguinte:

Quinta-feira – 03/2

10h00 às 11h30 – 1º Treino Livre

13h30 às 14h30 – 2º Treino Livre

15h45 às 16h00 – 1º Treino de Classificação

18h00 às 20h00 – Treino Livre

Sexta-Feira – 04/2

9h30 às 10h15 – 3º Treino Livre

11h40 às 12h00 – Treino de Classificação Final

13h00 às 13h45 – Treino Livre Final

Sábado – 05/2

12h00 – Largada