Burti é 8º nas 24 horas de Spa

O Campeonato Mundial de Turismo, o FIA GT, disputou sua quinta etapa neste final de semana no circuito de Spa Francorchamps, onde aconteceu a tradicional 24 Horas de Spa. Quatro categorias formaram o grid de 49 carros: GT, NGT, G2 e G3.

Burti pilotou uma Ferrari 360 Modena, a convite de Cláudio Berro, diretor de competições da Maseratti. Disputando a classe NGT, o ex-piloto de testes da Equipe Ferrari de Fórmula 1, conquistou a oitava colocação na classificação geral da prova e quarto na NGT. Um dos companheiros de Burti, o suíço Iradj Alexander foi o responsável pela largada, dada às 16:10 horas (horário local) com pista molhada, até que o italiano Fabrizio De Simoni assumiu o carro no segundo pitstop, pilotando até as 8 da noite, quando Burti assumiu o volante. Porém, logo depois, o alternador do carro apresentou falha, obrigando o brasileiro a fazer uma parada não programada, que custou quase uma hora e 18 voltas ao time francês JMB Racing. “Nossa sorte é que chovia muito e a prova foi neutralizada com o Safety Car. Assim, perdemos menos, mas estas 18 voltas foram exatamente nossa diferença para o vencedor da corrida”, lamentou.

A prova foi vencida por uma zebra. Um carro da NGT, o Porsche 996 GT3 RS pilotado pelo monegasco Stephane Ortelli, pelo alemão Marc Lieb e pelo francês Romain Dumas, que completou a prova com 8 voltas de vantagem sobre a Ferrari 550 Maranello da classe GT, conduzida pelos italianos Fabrizzio Gollin e Luca Cappellari, mais os suíços Lilian Bryner e Enzo Calderari.

Luciano Burti continua negociando com algumas equipes de Fórmula 1 para uma possível volta à categoria, ao mesmo tempo em que não descarta a possibilidade de disputar provas de GT: “Já existe um convite por parte do pessoal da Maseratti para conversarmos sobre as provas de GT. Negocio também com uma grande equipe de fábrica na American Le Mans Series. O importante é estar em atividade. Vou analisar as melhores opções e decidir o que fazer”, informou.