Nem Audi DTM, nem ZF Riley Scott. Com os problemas dos favoritos, a vitória nos 1000 km de Brasília, neste sábado (23), ficou com o protótipo OCR dos paranaenses Fábio Machado, Paulo e Lorenzo Varassim. Foi a primeira prova do Brasileiro de Endurance em 2005. O trio formado por Belmiro Júnior, Nélio Weiss e Matt Jansen ficou em segundo, seguido da dupla Zocolotte/Cazuni.
Principal candidato à vitória, o Audi DTM da equipe Medley terminou na quinta colocação. Guto Negrão foi o responsável pelo turno inicial de pilotagem e liderou a prova da quinta à 22ª volta, quando parou nos boxes com falhas no alternador. “Ele não carregava a bateria do carro, então tivemos de fazer vários pits para corrigir o problema”, falou Giuliano Losacco, que dividiu o Audi DTM com Guto. “É uma pena, pois tínhamos grandes chances de ganhar.”
Largando em segundo, o carro assumiu a ponta quando o ZF Riley Scott teve problemas de motor logo na quinta passagem. “Não fosse a falha no alternador, certamente venceríamos. Perdemos 31 voltas nos boxes e, mesmo assim, ficamos a 21 do primeiro colocado.”
O incomum defeito surpreendeu a equipe Medley. “O Audi é um carro resistente, tanto que terminamos as cinco corridas do campeonato de 2004”, disse o diretor-técnico Andreas Mattheis, sobre a campanha que deu o título do ano passado ao time. “Vamos analisar com calma o que causou esta falha para estar 100% na próxima prova”, concluiu.
A segunda das cinco etapas do Brasileiro de Endurance em 2005 será em Jacarepaguá, em 5 de junho, com os 500 km do Rio de Janeiro.
Os cinco primeiros no Autódromo Internacional Nelson Piquet neste sábado:
1) Fábio Machado/Paulo Varassim/Lorenzo Varassim (OCR VW), 183 voltas em 7h02min492 (média de 142,32 km/h)
2) Belmiro Júnior/Nélio Weiss/Matt Jansen (Chevrolet Omega), a 12 voltas
3) Celso Zocolotte/J.Cazuni (Aldee Spyder), a 14 voltas
4) Carlos Dantas/Amadeu Rodrigues (VW Gol III), a 14 voltas
5) Guto Negrão/Giuliano Losacco (Audi DTM), a 21 voltas
Melhor volta: Felipe Giaffone/Paulo Bonifácio (ZF Riley Scott), 1min54s761 (171,75 km/h), na terceira