Xandy Negrão capota, mas escapa ileso

Xandy Negrão escapou praticamente sem ferimentos de grave acidente na manhã deste sábado no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá. No final do retão, num ponto em que a telemetria do seu Audi DTM TTR acusou a velocidade de 273 quilômetros horários, o piloto da equipe Medley perdeu o controle na freada, saiu na brita e capotou. O carro deu uma volta e meia e caiu na posição correta, o que permitiu a Negrão deixar o cockpit sem depender da equipe de resgate.

Negrão estava na pista para a primeira sessão de treinos oficiais dos 500 Km do Rio de Janeiro, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. A prova será realizada amanhã a partir das 13 horas. Ao lado do irmão Guto e do filho Xandinho, ele é o atual campeão da categoria, com quatro vitórias em cinco etapas em 2004. Com o reforço de Giuliano Losacco, detentor do título da Stock Car, o trio ganhou as Mil Milhas Brasileiras em janeiro último com o mesmo Audi DTM TTR.

“Foi uma bobeada minha. Calço 43 e estava usando uma sapatilha 45, porque a empresa de material esportivo não mandou a numeração correta. Nos treinos da véspera, usei as do Losacco e achei que estavam um pouco apertadas. As de hoje, ao contrário, eram muito grandes. Quando cheguei no fim da reta e pisei no freio, a ponta da sapatilha encostou no acelerador, já que os pedais ficam bastante próximos. Ainda consegui pressionar o freio com força, mas aí saí na brita e o carro virou”, explicou Negrão.

Com 30 anos de experiência, Negrão viveu uma situação inédita. “Já sofri diversos acidentes, é claro, mas nunca havia capotado. Ainda bem que este carro é extremamente seguro. A única conseqüência foi uma batida no ombro direito, que está e deve ficar dolorido por algum tempo. Mas foi só. O acidente foi mais espetacular do que perigoso”, comentou.

O Audi DTM TTR foi levado aos boxes e a equipe comandada por Andreas Mattheis começou imediatamente uma corrida contra o tempo. A parte dianteira, o assoalho, componentes das suspensões e as peças em fibra foram bastante danificadas. Além dos danos materiais, a Medley já contabilizava o prejuízo técnico. O carro não será recuperado a tempo de participar das duas tomadas classificatórias de hoje, mas ainda poderá alinhar na largada de amanhã. “Temos esperanças e vamos lutar para colocá-lo no grid”, avisou Negrão.