Ameaçado na véspera de sequer largar, depois do violento acidente nos treinos livres do sábado, o Audi DTM TTR da dupla Xandy Negrão-Giuliano Losacco conquistou neste domingo uma fácil vitória nos 500 Km do Rio de Janeiro, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. O esforço da equipe Medley – que trabalhou duro na recuperação do carro durante toda a noite de ontem – acabou recompensado. Sem apresentar qualquer problema mecânico ao longo das 12 voltas, o Audi DTM dos campeões de 2004 só enfrentou resistência do ZF Riley Scott no terço inicial da corrida. Quando o motor do protótipo superaqueceu e levou ao abandono de Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio, a máquina alemã não teve mais adversários.
Sem ter participado do qualifying, o Audi DTM TTR largou na última fila. Mas Xandy Negrão não precisou mais do que meia volta para assumir a liderança. Depois, manteve um animado duelo com o ZF Riley Scott. O protótipo chegou a ocupar a ponta quando os pneus de Xandy começaram a perder performance. Depois da primeira troca de pilotos, no entanto, a corrida praticamente virou apenas uma luta contra o tempo para a equipe Medley. Losacco, que vinha reduzindo a desvantagem, herdou a primeira posição no exato instante em que Feldmann encostou definitivamente nos boxes. A partir de então, Losacco e Xandy, que voltou ao volante nas últimas 25 voltas, só precisaram administrar a prova. Mesmo assim, Xandy ainda estabeleceu a volta mais rápida.
“Deu tudo certo. A não ser pela alta temperatura dentro do cockpit, o carro funcionou perfeitamente. A equipe trabalhou muito bem nos reparos e o rendimento continuou o mesmo de sempre”, elogiou Xandy, que não pilotava desde a vitória nas Mil Milhas Brasileiras, em janeiro. No ano passado, ele já havia integrado a equipe – completada pelo irmão Guto – na vitória da etapa do Rio de Janeiro.
Losacco apenas confirmou as impressões do companheiro. “Foi só mesmo o valor que nos atrapalhou. Quando trocamos a porta, a refrigeração interna melhorou um pouco, mas continuou muito quente. A verdade é que a quebra do ZF facilitou nosso trabalho”, analisou.
O chefe da equipe Medley, Andreas Mattheis, exaltou a eficiência de seus comandados no conserto de um carro que capotou a cerca de 220 quilômetros horários. “O carro ficou sem nenhuma seqüela e virou como um relógio. Para mim, que sou do Rio de Janeiro e adoro esta pista, vencer pela segunda vez seguida nesta pista uma prova de endurance é muito gratificante.”
O resultado da prova foi este:
1 – Xandy Negrão/Giuliano Losacco, Audi DTM TR, 102 voltas em 3h21min38s822
2 – Eduardo Souza Ramos/Totó Porto, Porsche RS, 95 voltas
3 – Paulo Varassin/Lorenzo Varassin/Flávio Machado, Protótipo OCR