Parceiros na conquista das Mil Milhas Brasileiras em janeiro, Xandy e Xandinho Negrão voltam a dividir o cockpit do Audi DTM TT-R como favoritos à vitória nos 500 Quilômetros de Santa Cruz do Sul. A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance será disputada domingo na pista do interior gaúcho. A equipe Medley ganhou a corrida mais recente, no Rio de Janeiro, e a ausência do protótipo ZF Riley Scott, principal rival da marca alemã, deve facilitar o trabalho de seus pilotos neste fim de semana.
A princípio, Xandinho deveria aproveitar as três semanas sem corridas na Fórmula GP2 para descansar. O atual campeão sul-americano de Fórmula 3 chegou na segunda-feira da Hungria, onde no sábado somou seu segundo ponto na temporada. Mas não resistiu ao convite para correr novamente em dupla com o pai. “Adoro pilotar o Audi. Vamos buscar outra vitória. Nada sei sobre a pista, mas acredito que não será problema”, afirmou.
O Autódromo Internacional de Santa Cruz foi inaugurado em junho. A pista mede 3.530 metros e o circuito é de média velocidade. Com motor V8 e potência variando de 480 a 525 cavalos, dependendo da configuração escolhida pelo diretor-técnico Andreas Mattheis, o carro da equipe Medley é exatamente o mesmo conduzido pelo francês Laurent Aiello na última vitória da Audi no Campeonato Alemão de Turismo – conhecido pelas iniciais DTM – em 2003. O modelo disputou oito provas desde que chegou ao Brasil no ano passado e venceu seis. Câmbio seqüencial de seis marchas, com acionamento no volante, e embreagem de carbono fazem parte de seu arsenal tecnológico.
Sem a presença do protótipo ZF Riley Scott, as outras atrações deverão ser a Ferrari 550 Maranello dos pilotos cariocas Nélson Silva Jr. e Lucas Molo e a estréia da Alfa Romeo 156. A Ferrari não correu no Rio de Janeiro porque a equipe constatou um defeito na bomba dágua e o carro foi enviado para a revisão na fábrica na Itália. A 550 é uma das estrelas do Campeonato Mundial de FIA GT. A Alfa 156 será conduzida por Uberto Molo e Cláudio Caparelli, também sob a orientação do chefe de equipe Murilo Pilotto. No último fim de semana, o paranaense Augusto Farfus conquistou a pole da etapa de Spa-Francorchamps do Campeonato Mundial de Turismo com o mesmo modelo.