Em três corridas disputadas nessa temporada, duas delas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Endurance, o VW Gol Tomahawk da dupla formada pelos paulistas Carlos Dantas e Amadeu Rodrigues vem mantendo a invencibilidade. O ano começou no alto do pódio na mais tradicional corrida do calendário brasileiro, a Mil Milhas Brasileiras, e manteve assim nas etapas de Brasília e do Rio de Janeiro. No próximo final de semana, a competição prossegue no recém-inaugurado Autódromo de Santa Cruz do Sul e o desafio dessa vez será encarar uma verdadeira máquina italiana.
A grande atração dessa etapa será a estréia do Alfa Romeo 156 da dupla carioca Uberto Molo e Cláudio Capparelli. Semelhante ao usado pela equipe AutoDelta no Campeonato Mundial de Turismo, o FIA WTCC, o bólido italiano será o grande rival do VW Gol Tomahawk na Categoria IV, destinada a veículos com motorização de até 2.000 cilindradas. A briga promete ser das mais quentes.
Projetado e construído pela Arias Competições, são poucas as semelhanças com o carro que é o mais vendido do país há 18 anos. As mudanças começaram no reforço do monobloco além de uma estrutura de proteção (santo-antônio), que protege o piloto e faz parte integral do chassi. Suspensão, amortecedores, semi-eixo, câmbio, freios, entre outros componentes, também foram modificados para resistir numa categoria extremamente competitiva e de alto nível. Os pneus do carro são os mesmos usados na Fórmula 3, com rodas de cubo rápido.
Para Carlos Dantas, o desafio de encarar a máquina italiana será grande, mas o piloto segue confiante visto que o carro recebeu algumas principalmente na suspensão. Além disso, o fato do circuito ser novo e poucos pilotos terem andado será uma grande incógnita. “Quase ninguém tem informação da pista e sabe o que vai encontrar. Pelo que comentaram, é um traçado muito técnico com curvas de alta e baixa, bem do jeito que eu gosto”, disse Dantas.
Quem também está confiante é Amadeu Rodrigues, dono da equipe Hot Car Competições. “Vamos entrar para vencer. Mesmo que não dê para ser o mais rápido nos treinos, temos nossa balada certa para a corrida. As mudanças que fizemos no carro devem deixa-lo ainda mais rápido”, disse Amadeu, que também aproveitará o final de semana para assessorar seu piloto na Stock Car, o paranaense Wagner Ebrahim. Ele estará presente na corrida com um protótipo para conhecer melhor o traçado do autódromo gaúcho.
A programação do 500 Km de Santa Cruz começa na quinta-feira com a realização de treinos livres, sendo que na sexta-feira acontecerão três treinos livres oficiais. No sábado estão programados dois treinos classificatórios e a corrida no domingo começará às 12h00, pelo horário de Brasília. Além dos carros do Brasileiro de Endurance, estarão na pista os bólidos usados no Campeonato Gaúcho.