O que parecia apenas um tranqüilo passeio dominical se transformou numa vitória dramática para o Audi DTM TT-R da dupla Xandy e Xandinho Negrão na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. O carro da equipe Medley liderava os 500 Km de Santa Cruz com 14 voltas de vantagem sobre o segundo colocado quando, já na parte final da corrida e debaixo de forte chuva, Xandinho escapou na pista sem aderência e atolou no barro. Depois de muito trabalho para a equipe de resgate e da perda de grande parte da vantagem, o piloto conseguiu recolocar o carro em movimento e levá-lo de volta aos boxes. Com a frente substituída, a sujeira removida e pneus novos, Xandy reassumiu o volante e ainda conseguiu receber a bandeirada uma volta à frente do Aldee Spyder do trio Cardoso-Adibe-Longo.
Tudo parecia conspirar a favor de mais um resultado favorável da marca alemã. Com a ausência do protótipo ZF Riley Scott, seu principal rival na categoria desde o ano passado, só mesmo a Ferrari 550 Maranello parecia capaz de oferecer alguma resistência. Mas, durante o treino de aquecimento pela manhã, o motor da casa italiana quebrou e os cariocas Nélson Silva Jr. e Lucas Molo nem puderam largar.
Xandy saiu na pole e, apesar do ritmo tranqüilo, foi aumentando cada vez mais a liderança até ceder o cockpit para o filho. Depois de um início de turno sem dificuldades, Xandinho precisou redobrar os cuidados quando o temporal começou. Mesmo assim, não conseguiu evitar o incidente que por pouco não roubou a segunda vitória consecutiva do Audi DTM TT-R, que em junho havia conquistado os 500 Km do Rio de Janeiro.
“O carro aquaplanou no meio da reta. Deu para assustar, porque achei que ia bater forte. Quando vi que só estava atolado, pensei que a corrida estava perdida. Ainda bem que conseguimos retornar”, comentou Xandinho. O atual campeão sul-americano de Fórmula 3, que aproveitou as férias da Fórmula GP2 para correr na companhia do pai, disse que a prova foi difícil. “Só andei umas cinco voltas com pista seca. Depois, a chuva complicou tudo.”
O resultado da prova foi este:
1 – Xandy-Xandinho Negrão, Audi DTM TT-R, 118 voltas em 3h30min52s209
2 – Sérgio Cardoso-João Adibe-Francisco Longo, Aldee Spyder VW, 117 voltas
3 – Wagner Ebrahim, Aldee Spyder VW, 116 voltas
4 – Luciano Mottin-Adriano Baldo, MCR Turbo, 112 voltas
5 – Paulo Machado-Lorenzo Varassim-Paulo Varassim, OCR/VW, 112 voltas
6 – Cassiano Colla-Fabrício Colla-Pedro Abreu, Aldee Spyder VW, 108 voltas
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.