Os primeiros campeões brasileiros de automobilismo de 2005 podem ser definidos neste domingo. Favorito à vitória nos 400 Km de Londrina, quarta e penúltima etapa da temporada, o Audi DTM TT-R da equipe Medley deve levar Giuliano Losacco e os irmãos Xandy e Guto Negrão à conquista antecipada do Campeonato Brasileiro de Endurance na categoria I, a principal das cinco em disputa.
A supermáquina alemã ganhou as três provas já realizadas (Brasília, Rio de Janeiro e Santa Cruz do Sul), embora tenha terminado em 5º no Distrito Federal na classificação geral por causa de um defeito na bobina. O caminho rumo ao bicampeonato está sendo facilitado pela ausência do protótipo ZF-Riley Scott, que está sendo preparado para as Mil Milhas Brasileiras, em janeiro. Com quase 700 cavalos de potência em configuração de classificação, contra 520 do modelo do popularíssimo Campeonato Alemão de Turismo, o carro era o principal rival da Audi na categoria. Outra baixa é a Ferrari 550 dos cariocas Nélson Silva Filho, Lucas Molo e Cláudio Caparelli. Ela passa por revisão na Itália e só deve regressar ao Brasil para a última corrida, no mês que vem, em São Paulo. Em Londrina, Molo e Caparelli se alternarão ao volante de uma Alfa 156.
Os pilotos da Medley chegam a Londrina nesta quinta-feira animados com a boa fase da equipe também na Stock Car. Domingo passado, em Buenos Aires, Losacco conquistou sua primeira vitória neste ano e entrou para a história ao ganhar a primeira corrida da categoria valendo pontos no exterior. Com mais dois segundos e um sétimo lugares nas três corridas anteriores, conseguiu reduzir para 23 pontos a diferença que o separa do líder Cacá Bueno nas últimas duas etapas. Guto não levou a mesma sorte e vem atravessando uma fase de resultados complicados por problemas, como a quebra do câmbio logo na quarta volta na Argentina.
Os treinos serão abertos na sexta-feira, com uma sessão de 50 minutos pela manhã e mais duas de uma hora no período da tarde. As tomadas classificatórias estão marcadas para sábado, em duas sessões. A largada no domingo será autorizada às 13h30 e a previsão dos organizadores é que a corrida termine por volta das 17h.