Mudança deixa campeões fora das Mil Milhas

Sem chegar a um acordo com os organizadores das Mil Milhas Brasileiras, prova mais tradicional do automobilismo nacional e que em 2006 completará 50 anos de existência, a equipe Medley desistiu da competição. Os atuais campeões Xandy, Xandinho, Guto Negrão e Giuliano Losacco não poderão correr porque o Audi DTM TT-R não se enquadra em nenhuma das categorias criadas pelos novos promotores do evento. Segundo eles, a alteração é necessária dentro do projeto de incluir a prova em futuro próximo no calendário do Campeonato Mundial de FIA GT.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira. Até então, embora o impasse sobre a adequação do carro ao regulamento continuasse, o carro alemão vinha sendo preparado para a corrida do dia 21 de janeiro na oficina da Medley em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. “Os organizadores queriam que aumentássemos o peso mínimo em 80 quilos, passando dos atuais 970 para 1.050. Mas o fabricante nos orientou a não acatar a proposta por causa dos riscos de danos estruturais”, informou Andreas Mattheis, chefe da equipe.

O Audi DTM TT-R da Medley foi fabricado em 2003 e conquistou uma vitória no Campeonato Alemão de Turismo daquele ano pelas mãos do francês Laurent Aiello. Para se adaptar às exigências de uma corrida totalmente fora dos padrões para a qual foi concebido, o carro já havia passado por transformações no ano passado que acrescentaram 50 quilos aos 920 originais, especialmente nas rodas e no conjunto do câmbio.

Mesmo enfrentando marcas poderosas como o Viper GTS, o Saleen SR7 e o Lister Storm, entre diversos modelos importados, o Audi DTM TT-R venceu a prova de janeiro passado com oito voltas de vantagem sobre o protótipo ZF-Riley Scott. Espécie de Fórmula 1 dos carros de turismo, o carro da Medley tem na aerodinâmica refinada outro ponto alto de seu desempenho, já que gera cerca de 500 quilos de downforce contra 100 da Stock Car brasileira.