500Km de Interlagos: Mercedes supera Stock Car

A categoria de turismo mais rápida do automobilismo nacional já não serve de referência para o Mercedes Benz 55 CLK nos 500 Km de Interlagos, a prova do Campeonato Brasileiro de Endurance marcada para domingo. A estrela do Campeonato Alemão de Turismo – a mundialmente conhecida série DTM – superou o recorde da Stock Car durante a sessão de treinos livres realizada pelo piloto Alcides Diniz (Capuava Racing) na semana passada. Mesmo com pneus usados e mais preocupado em iniciar os trabalhos de acerto para o circuito paulistano, onde estará se apresentando pela primeira vez oficialmente neste fim de semana, Diniz virou sua melhor volta em 1min38s10. A melhor marca da Stock Car em São Paulo, registrada no mês passado já com os novos pneus importados da Itália, foi conquistada na sessão classificatória por Giuliano Losacco em 1min39s58.

Diniz correrá novamente com o carro da casa alemã em parceria com Paulão Gomes, tetracampeão da Stock Car. Nas 6 Horas de Curitiba, em junho, o Mercedes DTM largou na pole e dominou a primeira parte da prova. Uma pane no sistema de gerenciamento eletrônico do câmbio, no entanto, provocou o abandono do trio, completado por Pedro Gomes. O primeiro lugar no grid foi obtido com um tempo 3,8 segundos mais rápido do que a pole de Guto Negrão na recente corrida da Stock Car na capital paranaense, revelando claramente o potencial da máquina germânica para a corrida em Interlagos.

O Mercedes 55 CLK é o mesmo utilizado por Bernd Schneider na conquista do título da DTM de 2000. O motor V8 de 4 litros desenvolve 450 cavalos de potência. O câmbio é seqüencial de 6 marchas e os freios são de fibra de carbono. “É um carro rápido e, ao mesmo tempo, econômico. Numa prova de longa duração, o número de paradas para reabastecimento pode decidir o resultado. É perfeito para nossa estratégia de corrida”, atesta William Halberstadt, chefe de equipe da Capuava Racing.

Paulão, que nesta temporada se afastou da Stock Car para acompanhar a carreira dos filhos Pedro e Marcos, este um dos novos valores da Fórmula Renault brasileira, está encantado com o Mercedes DTM desde a prova em Curitiba. “O carro é uma jóia mecânica. Parece uma McLaren-Mercedes de Fórmula 1 carenado”, elogia. Vencedor das Mil Milhas Brasileiras de 1970, Diniz diz que o mais impressionante do Mercedes DTM é que ele é praticamente o modelo de rua vendido pelas concessionárias. “Ele só passa por uma transformação para as corridas, mas é, em síntese, o mesmo carro. E o mais importante é que é extremamente competitivo.”