Categoria: Enduro
|
27 de agosto de 2003 14:45

500Km de Interlagos: Boni é alvo a ser batido

Paulo Roberto Bonifácio, o Boni, é um dos favoritos para subir ao lugar mais alto do pódio nos 500 km de Interlagos, neste domingo (31/8), em prova válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Vencedor da tradicional prova em 2002, Boni vai dividir com Luiz Paternostro o volante de um Porsche 911 GT3-RS, um dos carros mais resistentes em provas de longa duração. Boni, Xandy Negrão e Paternostro lideram a categoria 1 com 24 pontos. No início da temporada, o trio venceu os 1.000 Km de Brasília. A Bandsports transmitirá ao vivo os primeiros 30 minutos da corrida e os 45 minutos finais inclusive com a premiação dos vencedores.

“É legal ser o alvo. Se sou o piloto a ser batido é porque estou numa posição de destaque. Mas é importante lembrar que cada corrida tem uma história diferente”, disse.

Para Boni, a grande vantagem do Porsche GT3-RS, de 420 cavalos e motor de seis cilindros, é a confiabilidade. Neste ano, o carro venceu as 24 Horas de Daytona, as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans na Categoria GT.

“Os protótipos são mais rápidos do que os Porsche. Nossos trunfos serão a durabilidade e o torque para fazer a subida da Junção. O único problema é a prova não ser muito longa, pois deve durar apenas em torno de três horas e meia”.

Além do Porsche 911 GT3-RS, a Mercedes CLK DTM, o Jaguar Lister Storm, o Protótipo Radical, com motor de moto, e os protótipos de fabricação nacional serão outros destaques dos 500 km de Interlagos, que está em sua 22ª edição.

“É bacana a competitividade e quanto mais carro tiver melhor”, disse Boni, que faz este ano sua temporada de estréia na Stock Car Light Copa Astra.

Um dos maiores problemas segundo Boni é o tráfego. No Campeonato Brasileiro de Endurance quatro categorias dividem a pista.

“Não é fácil quando você está rápido no final da reta e tem de ultrapassar carros mais lentos que estão disputando posição. Outra dificuldade é a sujeira que fica na pista. Prova de longa duração é uma loteria”, finalizou Boni (Itupetro/Boni GATX).

O Campeonato Brasileiro de Endurance tem quatro categorias: Categoria 1 Sport Protótipo FIA com até 2000cc, Sport Protótipo Nacional acima de 2001cc e GT/NGT FIA, veículos com turbo compressor; Categoria 2 Turismo Especial Força Livre acima de 2001cc e Pick Ups de competição acima de 2001cc; Categoria 3 Sport Protótipo nacional até 2000cc e GT até 2000cc e Categoria 4 Força Livre e até 2000cc e Pick Ups de competição até 2000cc.

O primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo 15, o terceiro 12, o quarto 10, o quinto oito, o sexto seis, o sétimo quatro, o oitavo três, o nono, dois e o décimo um ponto.

Classificação do campeonato:

Categoria 1:

1)Xandy Negrão / Luiz Paternostro / Paulo Roberto Bonifácio, 24 pontos

2) Ricardo Dilser, 22

3) Eduardo Bernasconi, 20

Paulo de Tarso / Tarso Marques / Juliano Moro 20

Categoria 2:

1) Belmiro Ferreira Jr / Francisco Malta / Nélio Weiss, 40 pontos

Categoria 3:

1) Juliano Moro / José Alexandre / Rogério Vilas Boas, 20 pontos

Fulvio Marote / Sérgio Clemente, 20

2) Ruyter Pacheco / Flávio de Andrade, 15 pontos

Sérgio Ribas / Guilherme Wiedeker, 15

3)Cláudio Ricci / Letícia Zanette / Ricardo Daim, 12

Categoria 4:

1)Emerson Pinheiro / Mário Moreira Neto – 40 pontos

2) Victor Levy, 20

3) Ewaldo Telles / Ayrton Telles / Eduardo Garcia, 15

Os 500km de Interlagos têm organização da Vicar Promoções e Supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.