Os primeiros treinos da quinta etapa da Le Mans Series começam nesta sexta-feira no lendário autódromo de Silverstone, na Inglaterra. A prova deste final de semana pode definir o título da principal categoria de Endurance do mundo. Na briga pelo campeonato da LMP2 está o brasileiro Thomas Erdos, líder na classificação geral com 31 pontos. Nas duas últimas etapas, em Nürburgring e em Spa-Francorchamps, o piloto carioca ficou com a vitória. Os 1000 km de Silverstone serão neste domingo a partir das 8 horas (horário de Brasília).
“Espero repetir a boa performance das últimas provas. A idéia é manter o ritmo para lutar pelo título em casa”, disse Erdos em relação à última etapa do campeonato, a Mil Milhas Brasil, que será disputada no dia 10 de novembro, em São Paulo.
Outro representante brasileiro na prova é Christian Fittipaldi. O piloto da equipe Modena, da LMGT1, tenta a sua primeira vitória na categoria com o Aston Martin. Ainda na Gran Turismo, na LMGT2, o equilíbrio predomina. A briga pela vitória na LMGT2 deve ficar mais uma vez entre os carros da Porsche e da Ferrari.
Na categoria LMP1, a mais veloz da Le Mans Series, o favoritismo é todo da Peugeot. A equipe francesa venceu todas as corridas – em Monza, Valência, Nürburgring e Spa-Francorchamps – e lidera na classificação geral de pilotos com Pedro Lamy e Stephane Sarrazin. O modelo 908 da Peugeot utiliza a revolucionária tecnologia diesel e tem como principais rivais os Pescarolo Judd, os Courage, os Lola e o Charouz.
Após a corrida Silverstone, o campeonato segue com a Mil Milhas Brasil, nos dias 10 e 11 de novembro, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Para acertar os últimos detalhes da etapa brasileira, os organizadores da prova – Alessandro Martineli e Kiko Barros – acompanharão de perto as atividades na Inglaterra.