A Peugeot confirmou o favoritismo e venceu mais uma etapa da Le Mans Series. Neste domingo à tarde, na Inglaterra, a dupla Marc Gene e Nicolas Minassian ganhou de ponta a ponta os 1000 km de Silverstone, quinta etapa da temporada. A segunda colocação ficou com ao carro da Pescarolo Sport, da dupla Jean-Christophe Boullion e Emmanuel Collard. João Barbosa, Stuart Hall e Martin Short, da Rollcentre Racing, completaram o pódio. Com o resultado, Pedro Lamy e Stephane Sarrazin, quintos colocados neste domingo, mantiveram a ponta na classificação geral da LMP1, com 40 pontos, seis a mais que Jean-Christophe Boullion. A definição do campeonato será na última etapa do ano, a Mil Milhas Brasil, no dia 10 de novembro, em Interlagos, São Paulo.
Na LMP2, o brasileiro Thomas Erdos não conseguiu repetir a boa performance das duas últimas etapas, quando ganhou em Nurburgring e Spa-Francorchamps. Mesmo com a quarta colocação neste domingo, o piloto se manteve na ponta da tabela da LMP2, com 36 pontos. A vitória ficou com Juan Barazi, Michael Vergers e Karim Ojjeh, da Barazi Epsilon.
Nas categorias de Gran Turismo o equilíbrio predominou mais uma vez. A Team Oreca conquistou o lugar mais alto do pódio com Soheil Ayari e Stephane Ortelli, que também lideram na classificação geral. A Ferrari F430 GT, de Robert Bell e Gianmaria Bruni, ficou com a primeira colocação na LMGT2, com o Porsche 997 GT3 RSR, de Raymond Narac e Richard Lietz em segundo. Agora, Robert Bell está na frente na classificação da LMGT2 com 42 pontos, dez a mais do que Allan Simonsen.
Classificação final dos 1000 km de Silverstone:
LMP1:
1) Marc Gene e Nicolas Minassian (Team Peugeot Total / Peugeot 908 HDi FAP), 195 voltas
2) Jean-Christophe Boullion e Emmanuel Collard (Pescarolo Sport / Pescarolo Judd), a 2 voltas
3) João Barbosa, Stuart Hall e Martin Short (Rollcentre Racing / Pescarolo Judd), a 4 voltas
LMP2:
1) Juan Barazi, Michael Vergers e Karim Ojjeh (Barazi Epsilon/ Zytek 07S Zytek), 187 voltas
2) Tom Kimber-Smith e Danny Watts (Team LNT/Zytek 07S Zytek), a 1 volta
3) Miguel Amaral, Angel Burgeno e Miguel Castro (Quifel ASM Team / Lola B05/40 ERA) a 2 voltas
4) Thomas Erdos e Mike Newton (RML/MG Lola EX264 AER), a 3 voltas
LMGT1
1) Soheil Ayari e Stephane Ortelli (Team Oreca / Saleen S7-R), 181 voltas
2) Antonio Garcia e Darren Turner (Team Modena/Aston Martin DBR9), a 1 volta
3) Jean-Luc Blanchemain, Sebastien Dumez e Vincent Vosse (Alphand Aventures / Corvette C5-R), a 4 voltas