A Mil Milhas Brasil ganha ainda mais importância nesta edição. Com 51 anos de história, a corrida mais tradicional do País passa a integrar o calendário da Le Mans Series, principal campeonato de Endurance do Mundo que pela primeira vez na história terá uma prova na América Latina. A prova, válida pela última etapa da temporada, será neste sábado às 12 horas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com transmissão ao vivo da primeira meia-hora e dos instantes finais na ESPN Brasil. A cobertura da Rede Bandeirantes começa às 13 horas, com vídeo tape da primeira hora da corrida, e segue com flashes e com transmissão ao vivo na última hora na Rede Bandeirantes.
“A edição deste ano da Mil Milhas Brasil promete revolucionar o automobilismo nacional. Com a vinda pela primeira vez destes carros ao País, o público poderá conferir de perto a tecnologia e a performance das melhores máquinas do mundo”, disse o organizador da prova, Antonio Hermann.
A pole position foi definida nesta quinta-feira. A Peugeot repetiu o bom desempenho das outras etapas e garantiu o lugar de destaque no grid de largada com a dupla líder do campeonato, Stéphane Sarrazin e Pedro Lamy. O piloto francês completou os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos em 1min18s787, estabelecendo o novo recorde para carros de turismo do circuito. A segunda colocação ficou com a dupla Nicolas Minassian e Marc Gene, também da Peugeot, seguido pelo Creation de Jamie Campbell-Walter, Felipe Ortiz e Stuart Hall.
“Largar na pole position é importante, mas não faz tanta diferença em uma prova de longa duração como a Mil Milhas Brasil. Agora é manter a concentração e guardar as energias para a corrida, pois será muito desgastante para todos”, disse Sarrazin. Para se ter uma idéia da velocidade destes carros, quando Sarrazin correu de F-1 em 1999 registrou o tempo de 1min20s016 com a Minardi (mais de um segundo mais lento que a marca estabelecida nesta quinta-feira pelo seu Peugeot).
A disputa pelo título da LMP1, a mais veloz da Le Mans Series, está entre a dupla Pedro Lamy e Stephane Sarrazin, da Peugeot, o francês Jean-Christophe Bouilion, da Pescarolo Judd, e a dupla Marc Gene e Nicolas Minassian, também da Peugeot. De acordo com as regras da Le Mans Series, os carros são separados em quatro categorias – LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2 – baseadas em suas especificações técnicas.
Na LMP2, o carro da Barazi-Epsilon foi o mais veloz seguido pelo brasileiro Mario Haberfeld, da Embassy Racing. Paulo Bonifácio, da Pierre Bruneau, ficou em terceiro. Já na LMGT2, os brasileiros mais bem colocados foram Andreas Mattheis, Xandinho e Xandy Negrão, com uma Ferrari F430 GT, em terceiro lugar. O primeiro posto foi do Porsche 997 GT3 RSR da Farnbacher Racing, sendo a segunda a Ferrari de Ben Aucott, Philip Peter e Robert Bell.
A Corvette garantiu a pole na LMGT1 ao completar a volta mais veloz no circuito da capital paulista. O segundo colocado foi o Aston Martin do brasileiro Fernando Rees.
Além dos principais nomes de Endurance do mundo, a prova mais tradicional do País reúne oito ex-pilotos de Fórmula-1 – Marc Gene, Pedro Lamy, Stéphane Sarrazin, Jean-Christophe Boullion, Olivier Beretta, Andrea Chiesa, Chico Serra e Raul Boesel – e sete ex-pilotos de teste da Fórmula-1: Emmanuel Collard, Harold Primat, Darren Manning, Mario Haberfeld, Oliver Gavin, Fabrizio De Simone e Matteo Bobbi.
A torcida terá também 12 pilotos brasileiros para apoiar: Mario Haberfeld, Paulo Roberto Bonifácio, Fernando Rees, Francisco Longo, Chico Serra, Daniel Serra, Xandy Negrão, Xandinho Negrão, Andréas Mattheis, Raul Boesel, Nonô Figueiredo, Marcel Visconde.
A Le Mans Series é uma das mais importantes competições de endurance do mundo. Antes da final em Interlagos, esta temporada teve cinco etapas – Monza (Itália), Valência (Espanha), Nurburgring (Alemanha), Spa (Bélgica), Silverstone (Inglaterra).
Transmissão para 25 Países
Não serão apenas os brasileiros que poderão acompanhar as emoções da Mil Milhas Brasil. A prova será transmitida ao vivo para a Europa através do canal MotorsTV. No total, serão 25 Países que assistirão à última etapa da Le Mans Series.
Somente na estrutura oficial de transmissão da prova, envolvendo também os profissionais da ESPN Brasil e da TV Bandeirantes, serão 180 pessoas, 20 câmeras – sendo quatro onboards e seis caminhões para geração de imagens.
Mil Milhas de Autorama
Os fãs de automobilismo poderão se divertir também com réplicas de autorama que disputarão uma prova de resistência nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Paddock Premium do Autódromo de Interlagos. A corrida de longa duração terá encerramento às 6h30 do sábado – dia da Mil Milhas Brasil.
“Iremos reproduzir a Mil Milhas Brasil, com réplicas autênticas dos carros da Le Mans Series, como Aston Martin, Ferrari 360 e 550, Corvette entre outros. Até mesmo a pista de autorama, com 45 metros, será uma réplica do circuito de Interlagos”, disse Del Grande, da DG Autorama.
No total serão seis equipes com seis pilotos cada. Com o revezamento, cada competidor correrá cerca de 1 hora e 20 minutos, sendo que todas os times terão de fazer quatro paradas de boxes para troca de motores.
Após o encerramento da prova de autorama, a pista estará liberada para o público da Mil Milhas Brasil se divertir com as réplicas da Le Mans Series.
Equipe Médica
Uma equipe formada por profissionais de primeira linha e estrutura altamente tecnológica são parte do aparato montado pela Medial Saúde para atender as equipes participantes da Mil Milhas Brasil, que encerra a temporada 2007 da Le Mans Series. Todos os pilotos, mecânicos e demais profissionais contarão com uma moderna infra-estrutura de atendimento médico-hospitalar habilitada para prestar socorro de forma ágil e segura.
O serviço médico preparado para a corrida conta com um medical car e sete ambulâncias UTI estrategicamente posicionados no circuito; centro médico completo com equipe de clínicos gerais altamente experientes em emergências, cirurgiões traumatologistas e enfermagem, para prestar o primeiro atendimento e prover a estabilização do paciente até que ele possa ser removido para o serviço de retaguarda; resgate aéreo, em helicóptero, com médico e enfermeiro socorristas; hospital de retaguarda: o hospital Alvorada Moema ficará de prontidão para o atendimento de emergências com equipes de cirurgia do trauma, neurocirurgia, ortopedia, radiologia e anestesia. Sala de centro cirúrgico e leitos de UTI também serão reservados para emergências.
Segundo a diretora do núcleo de pesquisa e desenvolvimento médico da Medial Saúde, Dra. Célia de Souza, o centro médico instalado no Autódromo de Interlagos conta com uma robusta infra-estrutura.
“Montamos espaço de atendimento clínico e repouso, sala de emergência para trauma, UTI e centro cirúrgico equipados com respiradores, monitores, cardioversores, oxímetros, foco cirúrgico, equipamento para anestesia, raios-X e ultra-som portáteis e aparelho para diagnóstico laboratorial de urgência”. Ela destaca o foco da empresa na qualidade do atendimento. “Vamos contar com mais de 80 profissionais, entre equipes médica e de enfermagem, todos capacitados e treinados para garantir agilidade e precisão”.
A diretora médica da prova, Dra. Magda Silva, possui mais de 12 anos de experiência na prestação de serviços médicos para eventos automobilísticos como Arrancada, Campeonatos Paulista e Light de Kart, Campeonatos Regionais de Automobilismo, Grande Prêmio Cidade de São Paulo, Copa Brasil de Kart e outros.
Ingresso
Os ingressos estão à disposição nas bilheterias do autódromo. Os preços variam entre R$ 60,00 (meia-entrada) e R$ 240,00.
A Mil Milhas Brasil tem patrocínio da Rolex, Michelin, TAM e Medial Saúde. O apoio é da Prefeitura Municipal de São Paulo, da SPTuris e do WTC Hotel. A organização é da Mil Milhas do Brasil Promoções Esportivas e da Le Mans Series.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.