A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance será realizada neste domingo (20 de abril), a partir das 13h00, no Autódromo Internacional de Tarumã, localizado na cidade gaúcha de Viamão (região metropolitana de Porto Alegre). A prova Três Horas de Tarumã deverá impor aos competidores uma jornada de aproximadamente 450 km pelos 3.016 metros do circuito. Estima-se que o carro vencedor na geral cumprirá algo superior a 145 voltas. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
O regulamento técnico (*) permite uma gama diversificada de carros na pista porque é composto por quatro categorias que competem simultaneamente, desde que em conformidade com o anexo J da FIA (ver http://www.cba.org.br/anexoj/index.asp).
A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. A Categoria II recebe os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. A categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. Já a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.
Embora haja solenidade de pódio para os cinco melhores classificados na geral e também por categoria, a pontuação do Campeonato Brasileiro de Endurance é registrada separadamente para cada um dos quatro grupos regulamentados, exigindo-se um mínimo de 75% das voltas do vencedor da categoria para registrar pontos na mesma. Não há descartes e o vencedor acumula 20 pontos. As demais colocações registram as seguintes pontuações: 2º (15 pontos), 3º (12), 4º (10), 5º (8), 6º (6), 7º (4), 8º (3), 9º (2) e um ponto para o 10º.
O certame será composto, em seu total, por seis etapas. A segunda rodada acontecerá em São Paulo com as disputas da tradicional prova 500 Quilômetros de Interlagos, no dia 15 de junho. Na seqüência será a vez do Rio de Janeiro (Autódromo Internacional Nelson Piquet, 6 de julho), Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna, 10 de agosto), Guaporé (Autódromo Internacional de Guaporé, 21 de setembro) e, fechando o calendário, a etapa de 9 de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais/PR.