Na mesma corrida, um chefe de equipe da Stock Car, um campeão mundial de kart, pai e filha, um campeão da Stock Car, um ex-piloto de testes da Fórmula 1, todos dividindo espaço na pista por quase quatro horas, numa das provas mais tradicionais do automobilismo no Brasil. Esta mistura, tanto de pilotos quanto de carros, é marca consagrada dos 500 km de São Paulo, evento que realiza sua 26ª edição neste domingo (15), às 13h00, em Interlagos (SP), completando 50 anos de uma história que começou em 1957, com vitória de Celso Lara Barberis, hoje nome de rua no bairro de Interlagos e ainda recordista de conquistas no evento (foram três, no total).
Durante todo este tempo, passaram pela prova nomes como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Fritz D’Orey, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno e Chico Landi, que escreveram capítulos importantes dos 500 km de São Paulo numa fase em que as corridas de longa duração construíam seus espaços no Brasil, seguindo um modelo de disputa de muito sucesso fora do país. Os treinos livres para a corrida de 2008 começam nesta sexta-feira (13) a partir das 12h00. No autódromo, a véspera do início das atividades foi marcada por movimentação intensa com chegada dos carros Maserati, Ferrari, Porsche, Mitsubishi, Audi, BMW, entre outros.
A notícia mais importante do dia foi a confirmação da participação de Max Wilson, ex-piloto de testes da equipe Williams na Fórmula 1, que vai correr com um Porsche 911 GT3 RSR ao lado de Marcel Visconde. A expectativa em torno do piloto não é apenas em função de seu currículo internacional, mas principalmente pelo fato dele ser um vencedor dos 500 km de São Paulo: ganhou a edição de 2002, também com um Porsche, ao lado de Paulo Bonifácio e Dener Pires. A marca, aliás, é a segunda maior vencedora da prova, com quatro conquistas. Só perde para a Maserati, que soma cinco vitórias em 25 provas.
Outro nome de destaque na relação de inscritos é Fabio Sotto Mayor, campeão da Stock Car em 1988, que vai dividir a pilotagem de uma BMW M3 com Henry Visconde. Por falar na principal categoria de turismo nacional, outro garantido é Aloysio Andrade Filho, dono da equipe Nascar, que vai correr com Ciro Aliperti Jr. Na edição passada dos 500 km de São Paulo, em 2006, a dupla colocou seu protótipo na pole position. As inscrições ainda estão abertas e a expectativa do Automóvel Clube Paulista, promotor do evento, é chegar próximo ao número de 50 carros no grid para a largada no domingo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.