Jaime Melo Júnior comemorou na noite brasileira deste sábado (18) um resultado importante para sua pretensão de conquistar o segundo título na classe GT2 da American Le Mans Series. O piloto brasileiro da Risi Competizione e seu parceiro alemão Pierre Kaffer conquistaram o segundo lugar na terceira etapa da temporada, disputada no circuito de rua de Long Beach. A vitória foi da dupla formada por Patrick Long e Jörg Bergmeister, que ampliou a vantagem na liderança do campeonato.
Para Melo e Kaffer, o segundo lugar valeu a vice-liderança, com 46 pontos. A dupla, que pilota uma Ferrari F430 GT2, chegou à Califórnia em terceiro lugar na classificação depois das duas corridas na Flórida – abriu a temporada com vitória nas 12 Horas de Sebring e abandonou a etapa de St. Petersburg. Bergmeister e Long, com um quarto lugar e duas vitórias a bordo do Porsche 911 GT3 RSR, somam 60. Dominik Farnbacher e Ian James, de Panoz, caem para terceiro, com 42.
A dupla teve uma participação conturbada na corrida. Melo obteve o segundo lugar da classe GT2 no grid de largada. Contudo, a dupla foi desclassificada por conta de uma irregularidade na altura do carro em relação ao carro e teve de largar de último. “Foi um erro da equipe, a gente teve de aceitar e reprogramar a estratégia de corrida. Esta é a etapa mais curta do campeonato, então nós teríamos de fazer uma corrida agressiva para conseguir um bom resultado”, declarou.
Kaffer e Melo valeram-se do bom rendimento da Ferrari número 62 para ganhar posições. A seis minutos do final da corrida, instante em que a corrida teve uma intervenção do safety car, o brasileiro estava 24 segundos atrás do Porsche de Bergmeister. “A corrida terminou com a bandeira amarela e não tive tempo para tentar nada. Mesmo sem o safety car, se tivéssemos mais uma meia hora de corrida, a vitória seria nossa. Fizemos o que pudemos, na próxima a vitória vai ser nossa”, prometeu.
Campeão em 2007, o brasileiro reconheceu o bom trabalho feito por Kaffer no primeiro turno de pilotagem. “Pierre fez um ótimo trabalho, ótimo mesmo, e fez com que a gente estivesse no pódio. O carro estava saindo mais de frente do que nos treinos, mas mesmo assim a gente conseguia bons tempos de volta, a Ferrari era mais rápida, o que mostra que temos um grande carro nas mãos”, disse Melo, que cravou na fase final da corrida a volta mais rápida da classe GT2, em 1min21s371.
A próxima etapa da American Le Mans Series será disputada em Utah, no dia 17 de maio.