Melo recupera uma volta e termina em segundo

Jaime Melo comemorou neste domingo (10) o segundo lugar da classe GT2 nos Mil Quilômetros de Spa-Francorchamps. A prova belga, com 50 carros no grid, valeu como segunda etapa da Le Mans Series, marcando a estreia do piloto brasileiro na categoria. Ele formou com o espanhol Antonio Garcia e o inglês Leo Mansell o trio do Team Modena, que disputou as quase seis horas de corrida com a Ferrari F430 GT número 84.

Melo Júnior e seus parceiros haviam conquistado o terceiro lugar no grid da classe GT2. No entanto, as vistorias verificaram que a Ferrari do Team Modena estava um quilo abaixo do peso mínimo regulamentar. Como punição, Melo teve de largar dos boxes. O panorama tornou-se ainda mais complicado com a primeira intervenção do safety car, ainda na primeira hora de disputas – o brasileiro ficou uma volta atrás dos líderes da categoria.

“Depois de uma meia hora de prova eu já estava em quinto e o safety car foi para a pista pela primeira vez. Eu estava logo atrás do líder da classificação geral, o safety car se posicionou à frente dele e todo mundo que estava à frente deu a volta. Nisso, perdi uma volta”, explicou. “Meu ritmo era muito bom, consegui até recuperar a volta de desvantagem em cima de todo mundo. Quando entreguei o carro, já estava em segundo”, resumiu.

Para o brasileiro, o resultado foi a recompensa pela perseverança com que o Team Modena lidou com todas as dificuldades do fim de semana belga. “No primeiro treino livre, a pista estava úmida. No segundo, só conseguimos dar duas voltas, por causa de um problema na roeda. Só fomos acertar o carro, mesmo, na tomada de tempos. Isso deu credibilidade à equipe, deu credibilidade também ao meu trabalho. No saldo de tudo, foi ótimo”.

Nesta segunda-feira (11), Melo comandará os testes de pneus da Ferrari na pista de Vallelunga, nos arredores de Roma. Em seguida, embarcará para os Estados Unidos, onde no domingo (17) disputará em dupla com o alemão Pierre Kaffer a quarta etapa da American Le Mans Series, em Salt Lake City, no estado de Utah. A dupla ocupa a vice-liderança da categoria GT2, com a Ferrari F430 GT da Risi Competizione.