Melo Júnior declarado vencedor dos 1.000 Km de Spa

A revisão do resultado, anunciada já na noite brasileira de domingo (10), consolidou a única vitória brasileira nos Mil Quilômetros de Spa-Francorchamps. A vistoria técnica realizada momentos depois da prova belga, válida pela segunda etapa da temporada da Le Mans Series, levou à desclassificação de quatro dos 50 carros inscritos. Entre os punidos está o Porsche 997 GT3 RSR número 77 do Team Felbermayr Proton, que havia conquistado a vitória na classe GT2.

O carro em questão foi pilotado na corrida pelo alemão Marc Lieb e pelos austríacos Richard Lietz e Horst Felbermayr. Eles completaram 129 voltas e foram vencedores, pelo resultado de pista, com uma vantagem de 7s065 sobre a Ferrari F430 GT do Team Modena, carro que obteve o segundo lugar da subdivisão com o brasileiro Jaime Melo Júnior, o espanhol Antonio Garcia e o inglês Leo Mansell. A revisão do resultado confirmou a vitória do trio integrado por Melo Júnior.

Lieb, Lietz e Felbermayr haviam largado da pole entre os carros da GT2. Melo, Mansell e Garcia partiriam em terceiro, mas uma punição decorrente da falta de peso da Ferrari após o treino classificatório – o carro estava um quilo abaixo do mínimo regulamentar – obrigou-os a largar dos boxes, na última posição. Durante a corrida, Melo chegou a perder uma volta em relação aos líderes, na intervenção do safety car, mas recuperou a volta e alcançou a segunda posição.

“Eu estava bastante satisfeito com o segundo lugar na corrida, por todas as circunstâncias do fim de semana, principalmente depois que perdi uma volta na entrada do safety car”, disse o brasileiro. “Não sei exatamente qual foi a causa da punição deles, mas é fato que isso nos rendeu a vitória. E estrear com vitória não é nada mau”, acrescentou, bem-humorado. Na corrida em Spa-Francorchamps, Melo Júnior fez sua estreia na europeia Le Mans Series.

Outros três carros, todos da classe LM P2, foram desclassificados dos Mil Quilômetros de Spa: o Lola-Judd dos italianos Andrea Ceccato, Fillippo Francioni e Giacomo Piccini, o Zytek 07S-Zytek do brasileiro Fernando Rees e do espanhol Juan Barazi e o Radical AER que teve a pilotagem revezada entre o francês Pierre Bruneau e os britânicos Jonathan Coleman e Tim Greaves. Estas equipes haviam obtido os terceiro, quarto e sexto lugares na categoria, respectivamente.

Melo, nesta segunda-feira (11), trabalha no circuito italiano de Vallelunga nos testes de pneus promovidos pela Michelin. Em seguida, vai embarcar para os Estados Unidos, onde no próximo domingo (17) defenderá a Risi Competizione na quarta etapa da American Le Mans Series, em Salt Lake City. Vencedor da prova no estado de Utah em 2006 e 2007, o brasileiro, parceiro do alemão Pierre Kaffer, é vice-líder da classe GT2 e busca voltar à primeira posição na tabela.