O treino classificatório que definiu neste sábado (16) o grid para a quarta etapa da American Le Mans Series reproduziu, na classe GT2, o principal duelo que a disputa pelo título de 2009 tem proporcionado. O alemão Jörg Bergmeister e o norte-americano Patrick Long, líderes da competição, conquistaram a pole para a corrida deste domingo (17). Em segundo ficaram o brasileiro Jaime Melo Júnior e o alemão Pierre Kaffer, vice-líderes na tabela de pontos.
No cronômetro, a vantagem da Porsche de Bergmeister e Long sobre a Ferrari de Melo Júnior na tomada de tempos foi de 145 milésimos de segundo. “Ainda faltam sete corridas para o campeonato terminar e a disputa entre as duas marcas vai ser cada vez mais forte até lá”, antevê o brasileiro, que aposta na boa chance que tem de vencer pela segunda vez na temporada norte-americana – ele, Kaffer e Mika Salo venceram as 12 Horas de Sebring, primeira etapa do ano.
Melo, piloto da Risi Competizione, já venceu a etapa de Salt Lake City da American Le Mans em duas oportunidades – em 2006, ano em que fez estreia na categoria com participações esporádicas, e em 2007, quando participou de todas as etapas e conquistou o título. “Nosso retrospecto aqui é bom, a equipe mostrou que a receita para o carro ser competitivo nessa pista continua sendo eficiente. O que resta é trabalhar o ajuste fino e partir para cima dos líderes”, ele diz.