Melo Júnior tenta segunda vitória do ano em Lime Rock

Depois de um intervalo de dois meses no calendário, a American Le Mans Series retoma suas atividades neste sábado (18), com a quinta etapa. Maioria das equipes da categoria dedicaram o trabalho à preparação e à disputa, em junho, da 77ª edição das 24 Horas de Le Mans. Caso, por exemplo, da Risi Competizione, que venceu a prova francesa pela segunda vez consecutiva na classe GT2, com o brasileiro Jaime Melo, o finlandês Pierre Kaffer e o finlandês Mika Salo.

Melo e Kaffer, parceiros na disputa da American Le Mans Series, estão na vice-liderança do campeonato. A vitória em Le Mans reforça a motivação da dupla para a corrida na pista de Lime Rock, no estado norte-americano de Connecticut. “É claro que aqui tudo é diferente de Le Mans, é uma pista bem curta, a corrida é curta, mas é claro que ter vencido lá, numa das corridas mais aguardadas do ano, ajuda bastante o trabalho aqui nos Estados Unidos”, considera Melo.

O piloto brasileiro, campeão da ALMS em 2007 – ano em que tinha Salo como parceiro –, aposta nos dados colhidos nas edições anteriores da corrida em Lime Rock para extrair desde os primeiros treinos um bom rendimento da Ferrari F430 GT. “Vamos começar o trabalho com os mesmos ajustes do ano passado, talvez com algumas mudanças, só teremos como definir isso no dia, analisando as condições da pista, a temperatura e coisas assim”, diz o piloto.

O tráfego no circuito, cujo traçado tem pouco menos de dois quilômetros e meio, é visto por Melo como uma das dificuldades esperadas para a corrida. “No ano passado, por exemplo, tivemos problemas com um retardatário e isso custou a perda de uma volta na corrida, então o objetivo principal, para o Kaffer e eu, vai ser ficar o mais longe possível desse tipo de problema”, comenta. “Fazendo isso, a chance de terminar bem aumenta, o que vai nos ajudar no campeonato”.

Com uma vitória – nas 12 Horas de Sebring, prova que abriu a temporada 2009 da American Le Mans Series –, um segundo e um terceiro lugar, além de um abandono, Melo e Kaffer somam 59 pontos. Estão a 21 do norte-americano Patrick Long e do alemão Jörg Bergmeister, que venceram as três últimas provas e são líderes com o Porsche 911 GT3 da Flying Lizard Motorsports. “Eu digo que temos condições de superar a Porsche e dar início à nossa reação”, diz o brasileiro.

A programação em pista da quinta etapa da American Le Mans Series terá início na sexta-feira (17), com sessões de treinos livres de 60 minutos a partir das 12h15 e das 15h30. O grid será definido no mesmo dia, com a tomada de tempos sendo aberta às 16h35. A largada para a corrida de sábado será dada às 15h05, para 2h45min de disputa – todos os horários são referentes a Brasília, que está uma hora à frente de Lima Rock no fuso horário.