Dois pilotos do Brasil foram ao pódio na terceira etapa da Le Mans Series, na noite deste sábado (1º) na pista portuguesa de Algarve, na cidade de Portimão. O paranaense Jaime Melo foi terceiro na categoria LM GT2, com a Ferrari F430 do Team Modena, enquanto o paulista Bruno Senna obteve a mesma posição na LM P1 com o Courage-Oreca do Team Oreca Matmut. O carioca Thomas Erdos foi o sétimo na categoria LM P2.
Melo, que foi ao pódio pela segunda vez em duas participações na série europeia, ficou satisfeito, mas reconheceu que o resultado poderia ter sido melhor. “Nosso carro esteve competitivo durante todo o fim de semana, mas aconteceram algumas coisas que nos prejudicaram. Na corrida, por exemplo, nós perdemos no mínimo um minuto por falhas nos nossos pit stops. Isso impediu a gente de ganhar a corrida”, disse o brasileiro.
Largando em terceiro, Melo conseguiu cumprir a estratégia de assumir a liderança na fase inicial da corrida. “Era o que a gente precisava fazer para poder administrar com mais tranquilidade quando escurecesse”, resumiu. O primeiro pit stop da equipe, quando o brasileiro passou o comando do carro número 84 para o espanhol Antonio Garcia, custou a liderança. “Perdemos tempo e o Antonio voltou em segundo”, lembrou Melo.
No pit stop seguinte, para nova troca de pilotos, o britânico Leo Mansell, que completa o trio do Team Modena, foi para a pista na vice-liderança. “O Leo perdia entre quatro e cinco segundos por volta em relação aos outros pilotos, ele é um piloto com pouca experiência e ainda está buscando adaptação à categoria. É normal para a fase de aprendizado, mas com o ritmo dele não foi possível segurar a segunda posição”, ponderou o brasileiro.
Jaime Melo, que uma semana antes havia vencido pela AF Corse as 24 Horas de Spa-Francorchamps, dará sequência à sua agenda de competições já no próximo sábado (8), em Mid-Ohio, na sexta etapa da American Le Mans Series. Nesta competição, ele atua pela Risi Competizione, formando dupla com o alemão Pierre Kaffer, e ocupa a vice-liderança. No domingo seguinte (16), Melo e Kaffer vão disputar a sétima etapa, em Elkhart Lake.