A 32.ª edição das Mil Milhas Brasileiras será disputada no próximo dia 24 de janeiro, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Será a chance do piloto Xandy Negrão, da Equipe Medley Genéricos, conquistar o bicampeonato da prova mais tradicional do automobilismo brasileiro, já que no ano passado venceu ao lado dos pilotos Ingo Hoffmann e Ricardo Etchenique, com um Porsche. Mas em 2004, Xandy não só correrá com outro carro, como irá formar uma equipe inédita. Vai correr com um Audi TT-R em companhia do filho Xandinho, da Fórmula 3, e do irmão Guto, da Stock Car V8.
“Vamos começar o ano da melhor maneira possível: com um carro sensacional e uma equipe em família”, diz Xandy Negrão, que este ano vai disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance com um outro modelo do Audi TT-R, o mesmo que conquistou o título da temporada 2002 da DTM (Deustch Tourenwagen Master) com o francês Laurent Aiello. “Esse carro que vamos utilizar nas Mil Milhas é diferente do que iremos correr o Brasileiro de Endurance. Quero vencer essa prova de novo e será muito gostoso se conseguir fazer isso correndo com o Guto e com o Xandinho”, completou Xandy.
Guto Negrão, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 no ano passado, vai participar das Mil Milhas Brasileiras pela segunda vez, quase vinte anos depois da sua estréia. “Acho que foi, se não me engano, em 1984, junto com o Pater (Luiz Otávio Paternostro) e terminamos com o segundo lugar”, conta Guto, que lembra ainda sobre a diferença entre o carro da Stock Car e o Audi. “Não tem muito o quê comparar. Esse Audi conta com o que tem de mais moderno em termos de tecnologia em carros de turismo de competição. É sensacional!”, completa.
“É o carro dos sonhos de qualquer piloto que tem uma larga experiência em corridas de longa duração. Estou muito feliz”, explica Xandy Negrão, bicampeão brasileiro de Marcas e Pilotos, três vezes vencedor dos 1000 KM de Brasília, entre outros títulos. Guto Negrão lembra que apesar do Audi TT-R ter disputado a temporada 2003 da DTM (com o alemão Martin Tomczyk) as configurações não serão as mesmas. “O carro vai ter um tanque de combustível maior, o câmbio será diferente. Ou seja, o carro deve ficar um pouco menos agressivo, o motor não vai render tudo o que pode. A durabilidade é o importante”, diz Guto.
Xandinho Negrão, que vai disputar este ano sua segunda temporada na Fórmula 3 Sul-Americana (foi o terceiro colocado em 2003), está ansioso para fazer a sua estréia nas Mil Milhas Brasileiras. “Ano passado eu fiz algumas provas longas para me acostumar aos carros de turismo e este ano espero começar vencendo”, promete o piloto que integra a Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports na F-3. “O carro é muito gostoso de guiar, cheio de coisas eletrônicas. Isso dá uma segurança muito grande para acelerar. Não vejo a hora de chegar em Interlagos”, diz.
FICHA TÉCNICA – Abt-Audi TT-R DTM
Chassi: tubular, com célula de segurança;
Suspensão: braço da suspensão duplo na traseira e dianteira, barras estabilizadoras da suspensão dianteira e traseira;
Aerodinâmica: modificações aerodinâmicas no spolier dianteiro e na lateral do carro, difusor traseiro, asa traseira modelo da DTM;
Transmissão: caixa de câmbio de seis marchas, seqüencial, de fibra de carbono;
Peso: 1,080 kg (com o piloto);
Rodas: ATS, dianteira 9×18 polegadas, traseira 11×18 polegadas;
Pneus: Dunlop, dianteiro 240/650 R 18, traseiro 280/650 R 18;
Comprimento / largura / altura: 4,322 mm / 1,850 mm / 1,203 mm;
Base da roda: 2,600 mm;
Tanque de combustível: 70 litros;
Motor: Abt V8 DTM, com cerca de 455 HP a 6800 rpm;
Válvulas: 4 por cilindro;
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.