Começou nesta sexta-feira em Interlagos (SP), a V edição do GP Cidade de São Paulo com treinos livres para os 1.000 Km de Interlagos e a primeira corrida do torneio Fórmula 3 Brazil Open. Na prova de longa duração, a equipe Via Itália – com uma Ferrari F-430 GT2 – saiu na frente e fechou o dia com o melhor tempo entre os três treinos realizados durante o dia. O time é comandado pelos pilotos Chico Serra, Daniel Serra e Chico Longo, o mesmo trio que venceu a edição de 2009 da corrida.
Agora a equipe se concentra na adaptação do carro aos novos pneus Michelin adotados para esta edição dos 1.000 Km. O dia foi marcado pela instabilidade climática na região do autódromo. Em um dia que amanheceu com a pista úmida, algumas sessões de treino foram realizadas com piso seco pela manhã e voltaram a acontecer com pista molhada no início da tarde quando choveu na região. “Nesta sexta-feira o clima atrapalhou um pouco. Na primeira sessão tivemos pista úmida e molhada e na segunda sessão nem entramos na pista. A condição do asfalto não nos permitia utilizar pneus slick e nem pneus para chuva. Preferimos ficar no box. Já no último treino conseguimos pensar no desenvolvimento do carro. Mas foi muito pouco para um dia inteiro”, comentou Hilton Lellis, chefe da equipe Via Italia, que corre com a Ferrari F-430 GT2.
A chuva fez com que a primeira corrida do Fórmula 3 Brazil Open, torneio da categoria de base do automobilismo que estreia no país, tivesse início com piso molhado e todos os pilotos utilizando pneus específicos para chuva. Nessa corrida, a vitória ficou com o norte-irlandês William Buller, de 17 anos que faz sua estreia na Fórmula 3. A prova foi marcada por uma intensa disputa entre Buller e o brasileiro André Negrão, que liderou a maior parte da corrida. As tentativas de ultrapassagem do britânico tiveram resultado a seis voltas do fim quando, aproveitando um deslize de Negrão, Buller assumiu a ponta e conquistou a vitória. A prova foi a primeira de três que servirão como classificação para a grande final marcada para domingo.