O piloto-revelação da Fórmula 3 Sul-Americana, Alan Hellmeister, tem apenas 17 anos mas promete disputar as Mil Milhas como um veterano. O mais novo participante da prova, que vai pilotar o protótipo Spyder Aldee com motor 2.0 de 210 cv, conquistou uma boa colocação no treino classificatório desta quinta-feira (22/1). Hellmeister larga em 4º lugar na sua categoria, a classe III, da qual participam 25 carros com motores de até 2000 cc. O resultado coloca o jovem piloto na frente de muitos veículos da classe I, que tem motores de até 600 cv. “Na classificação geral, entre 76 carros, ficamos com a 17ª colocação”, explica Hellmeister, que acredita ter boas chances de vitória na sua categoria. No primeiro treino, na quarta-feira (21/1), realizado com chuva, chegou a ficar em 1º lugar na classe III e em 6º na geral.
Esta não é a primeira vez que Hellmeister participa da tradicional corrida paulistana – em 2002, com apenas 15 anos, chegou em 4º lugar na prova. Nesta edição, ele corre pela equipe A.T. Motorsports, que tem patrocínio da STP e do restaurante Luigi, e divide o comando do carro com o australiano Richard Canny, alto executivo da Ford Company, e com o brasileiro Jason Oliveira, vice-campeão paulista de Endurance. Na preparação física para a prova de longa duração – são quase 13 horas de corrida, com 375 voltas no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP) –, Hellmeister dá atenção especial para a parte aeróbica. “É cansativo porque ficamos de duas a três horas dirigindo sem paradas”, destaca.
Mas a categoria Turismo não é a principal preocupação de Hellmeister. O jovem piloto é fera no kart – campeão pan-americano e bicampeão brasileiro, ganhou mais corridas de kart que o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna – e já conquistou o 4º lugar na Fórmula 3 Sul-Americana em 2003. Para ele, as Mil Milhas servem para adquirir experiência em corridas de longa duração. “Com este tipo de prova, o Alan aprende a ‘administrar’ o carro e a passar informações para a equipe”, esclarece o empresário de Hellmeister, Ricardo Tedeschi, que já comandou as carreiras de pilotos como Rubens Barrichello, Tony Kannan e Felipe Massa.
Outra novidade na equipe de Hellmeister são os patrocinadores. Além da empresa de lubrificantes STP, a A.T. Motorsports tem patrocínio do restaurante italiano Luigi, que pela primeira vez participa de um evento de Automobilismo.
A 32ª Mil Milhas tem participação de pilotos de vários países e promete ser um show de carros de alta performance como os modelos Audi TT.
Ficha Técnica:
Equipe A.T. Motorsports
Pilotos: Alan Hellmeister (campeão pan-americano e bicampeão brasileiro de kart e 4º colocado na Fórmula 3 Sul-Americana em 2003), Jason Oliveira (vice-campeão paulista Endurance) e Richard Canny (executivo australiano da Ford)
Categoria III / Protótipo Nacional até 2000
Chefe de equipe: Adilson Teixeira
Carro: Protótipo Spyder Aldee (peso 700 kg); motor: 2 000 cc movido a metanol; carburação webber 50 (horizontal); 210 cv de potência; câmbio de 5 marchas; engates Hewelana/dentes retos; freios a disco nas 4 rodas (pinças e discos importados); amortecedores Penske; pneus Michelin.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.