As Milhas Milhas brasileiras é uma das provas mais ecléticas do automobilismo mundial. Nela, uma vez por ano, quase 200 pilotos se inscrevem para cerca de 12 horas de competição. E entre estes competidores, encontramos todo tipo de desportista, desde o piloto profissional, até aquele que está estreando no automobilismo, passando pelos que correm eventualmente ou que tem sua carreira focada em modalidades de monopostos, ou fórmulas, como popularmente são conhecidos, ou mesmo em Rali e até de Truck, a categoria dos caminhões. Nesta 32ª edição da principal prova de endurance do Brasil, que será disputada a partir da meia noite de sábado (25/1), um trio formado por um piloto de caminhão, um recordista de arrancada e um preparador de carros quer brigar pela vitória em uma das categorias. Jonatas Spina Borlenghi, seu irmão Guido e Arquimedes Delgado estão inscritos com um potentíssimo Opala equipado com motor de Nascar, de 540 hp de potência, e que desenvolve 280 km/h.
Com 14 anos de experiência no automobilismo, onde começou sua carreira competindo em Arrancada e se tornou recordista brasileiro de velocidade em 1996, com a marca oficial de 274,6 km/h, Guido Spina Borlenghi montou a equipe Spibor/IBL/Cesari/ Scheaffer/Delgado’s, e em 2003 já conquistou a segunda posição na categoria II nas Mil Milhas. “Nosso objetivo para 2004 é vencer em nossa categoria. Para isso, além de ter aprimorado nosso carro, formei um time bem homogêneo, organizado e motivado”, acredita o piloto que deteve o recorde de velocidade até meados do ano passado. Para a prova desta temporada, ele convidou o seu irmão Jonatas, que corre de Truck e foi a Revelação do Ano na categoria. “Apesar de atualmente estar focado na Truck, onde terminei a temporada na nona posição, eu conheço bem Interlagos, pois já venci muitas corridas com um Escort da Força Livre, que me deu o título de campeão paulista”, assegura “Neno”, com é conhecido no circo da Fórmula Truck. O terceiro piloto do time, Arquimedes Delgado, é o preparador do Opala V8, mas que já havia feito dupla com Guido no ano passado. “A minha atividade principal é a mecânica, já que tenho uma oficina na Vila Ema. Mas preparando carros tive a oportunidade de começar a correr, e cheguei a ser vice-campeão da Turismo N, onde subi 28 vezes no pódio em 36 corridas”, orgulha-se o técnico.
Além de diferentes experiências no esporte, os três pilotos da equipe Spibor/IBL/ Cesari/Scheaffer/Delgado’s têm atividades diversas em suas vidas profissionais. Guido é diretor da Cesari, uma das maiores transportadoras rodoviárias do Brasil, onde já foi responsável pela área de informática e atualmente gerencias os setores operacionais. “A muito tempo corro nas horas vagas, e passo as experiências do automobilismo para a empresa, como trabalho em equipe e administração de riscos, enquanto passos minhas experiências profissionais para o time, como organização e metodologia”, explica o piloto-empresário. O mais jovem do trio, com 26 anos de idade, Jonatas Borlenghi é proprietário da IBL Logística, empresa também nova e com atuação nacional, e que encontrou a sua vocação esportiva na Fórmula Truck. “Lá eu faço marketing de relacionamento com clientes, o que estarei fazendo também nas Mil Milhas. O automobilismo é bom por isso. A gente se descontrai, com muita adrenalina, e ainda fazemos um bom marketing motivacional, aliando o esporte com nossas atividades profissionais”, disse. O mais velho da equipe, com 38 anos de idade, Arquimedes Delgado tem uma grande oficina dedicada à manutenção e funilaria de carros, e é muito freqüentada pelos jovens do segmento do Tuning, que querem transformar seus veículos com exclusividade. “Eu trabalho diretamente com precisão e performance. Por isso, minha interação com o automobilismo é imediata e total, e nas Mil Milhas encontro muitos clientes, como tenho a oportunidade de mostrar a nossa competência técnica”, conclui o dono da Delgado’s, responsável pela preparação do único Opala inscrito na 32ª Mil Milhas.
Visite www.spibor.com.br