Mil Milhas: Pilotos da Stock Car são favoritos

Um time da Stock Car briga neste final de semana por mais um título das 32ª Mil Milhas Brasileiras, que terá largada à meia-noite de sábado. A principal categoria do automobilismo nacional tem 14 representantes na prova no próximo domingo, dia 25 de janeiro, em Interlagos, quando a cidade de São Paulo completa 450 anos de fundação. Nas últimas 20 edições da corrida, 11 pilotos que em algum momento fizeram parte ou ainda fazem – da Stock Car venceram. Além de participar da tradicional prova de endurance, longa duração, os pilotos terão a chance de apurar os reflexos para o início da temporada, marcada para o dia 28 de março em Curitiba.

“Serve, e muito, como treino. Automobilismo é como qualquer outro esporte, quanto mais você pratica, melhor. Em relação à prova, nosso carro está muito bem preparado, acho que os nossos adversários mais perigosos são o Viper, os Porsche, o Protótipo MCR e o Protótipo ZF”, disse Guto Negrão, segundo colocado no grid de largada com um Audi TT da DTM e que tem como parceiros seu irmão Xandy Negrão e o sobrinho Xandynho Negrão, piloto da Fórmula-3 Sul-Americana.

Estreante de 2003 na Stock Car V8, Giuliano Losacco vai dividir o volante do MCR Turbo com Luiz Paternostro, Gualter Salles e Juliano Moro. O protótipo venceu algumas provas do Campeonato Brasileiro de Endurance no ano passado.

“O chassi foi trocado. Fizemos os últimos acertos e acredito que a nossa maior vantagem será a agilidade no momento de trocar o piloto. Nós temos grandes chances de vencer a prova”, disse Losacco.

Nonô Figueiredo, outro piloto da Stock Car, aposta na confiabilidade do Porsche 911 GT3-RS número 1, vencedor da prova em 2003. Na última temporada o carro alemão ganhou em sua categoria as principais corridas de longa duração do mundo.

“Em provas de endurance não é apenas a velocidade que conta. O importante é conduzir o carro até o final. Espero não enfrentar problemas mecânicos e parar nos boxes apenas para trocar o piloto, pneus e colocar o combustível”, disse Nonô.

Além dos pilotos, outro destaque da Stock Car é o Protótipo ZF Racing, uma réplica do modelo Rilley&Scott, que garantiu a pole position da corrida de domingo. O carro foi construído na sede da ZF, em Cotia, na Grande São Paulo. A ZF é a responsável pelos chassis e motores da Stock Car e é comandada por Zeca Giaffone, campeão da categoria em 1987 e único piloto a vencer por cinco vezes as Mil Milhas Brasileiras.

Nokia, líder mundial em comunicação móvel, apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Medley e Repsol.